Amigo pessoal de Carlos Almeida, Sidney Leite usa poder do cargo para atacar Wilson Lima

O deputado federal Sidney Leite (PSD) e o governador Wilson Lima (PSL) (Catarine Hak/Revista Cenarium)

01 de setembro de 2021

13:09

Marcela Leiros – Da Cenarium

MANAUS – O deputado federal Sidney Leite (PSD) tem usado de um velho artifício para conquistar espaço no cenário político. Desta vez, o governador Wilson Lima (PSL) foi o alvo do ataque do amigo pessoal do vice-governador Carlos Almeida (sem partido), que tenta galgar espaço nas Eleições de 2022.

Durante entrevista ao programa dos jornalistas Raphael Campos e Rosiene Carvalho na BandNews, na segunda-feira, 30, Leite chamou o governador de “um grande fracasso”, se referindo à atuação do chefe do Executivo à frente do governo, mas ignorou o fato de que Wilson Lima foi eleito em 2018 derrotando um grupo político que se revezava no poder há 40 anos, com a maior votação na história do Estado.

Leia maisEm um ano, deputado do AM, Sidney Leite, gasta meio milhão do cotão; metade com aluguel de aeronave

Além de atacar Lima, Leite ainda deu opinião, durante o programa, a outros políticos do Estado. No Amazonas, o deputado tem visitado municípios do interior e feito reuniões com comunitários como atividades de pré-campanha.

Amizade com o vice

A amizade com o vice-governador do Amazonas, que possui histórico de tentar se “dar bem” no governo, pode ser vista nas redes sociais. Em uma publicação no Instagram, Carlos Almeida exalta um encontro com Sidney Leite. “Discutindo o Amazonas, política e futuro com o deputado federal @sidneyleite. Foi um prazer recebê-lo! Seguimos em frente”, diz o vice-governador em uma publicação feita na terça-feira, 31.

O vice-governador Carlos Almeida e o deputado federal Sidney Leite (Reprodução/Instagram)

Almeida tem causado confusão neste ano. No último mês de julho, o vice tentou empreender uma exoneração fraudada que repercutiu na Folha de São Paulo. Almeida tentou “passar a perna” e demitir o secretário de Segurança Pública, Louismar Bonates, sem o conhecimento do governador Wilson Lima (PSC), que cumpria agenda fora do Amazonas na época.

Leia maisEDITORIAL – A suspeita psicose do vice-governador do Amazonas

Em maio deste ano, Carlos Almeida também tentou se emplacar na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid, no Senado, como denunciante. Ele é alvo de investigações dos ministérios públicos Federal (MPF) e Estadual (MP-AM) na gestão de recursos da saúde. No ano passado, ele virou notícia do Jornal Nacional após ser filmado saindo com uma mochila de uma reunião com empresários, durante a “primeira onda” da pandemia em Manaus.