Ano letivo de 40 mil alunos de cursos profissionalizantes do Cetam tem início no AM

Wilson Lima participou da abertura do ano letivo do Cetam (Alex Pazuello/Secom)

11 de março de 2024

15:03

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – As aulas de 40 mil alunos dos cursos de Qualificação Profissional do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) tiveram início nesta segunda-feira, 11, com a oferta de seis novos cursos. A abertura do ano letivo foi oficializada pelo governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), que ainda destacou como a próxima unidade do centro, que será inaugurada em maio, em parceria com a empresa Eneva, irá contribuir para o desenvolvimento econômico do Amazonas.

O Cetam oferece 504 cursos, nas modalidades presencial e a distância. No último edital para aulas presenciais, o Cetam ofertou vagas para os cursos novos: Agente de Alimentação Escolar, Arduíno Básico, Gestão de Salão de Beleza e Clínicas de Estética, Mediador Escolar, Técnicas de Manufatura Aditiva e Terapia ABA para o Autismo.

Segundo Wilson Lima, é imprescindível preparar os alunos para o mercado de trabalho que está cada vez mais tecnológico. “A gente vive um momento em que o mundo avança com uma rapidez muito impressionante. E é necessário que os alunos, principalmente aqueles do Ensino Médio, estejam conectados com essas novas tecnologias e mudanças, porque esse é um menino que vai sair da escola e já vai encarar o mercado de trabalho“, destacou.

PUBLICIDADE

Wilson Lima participou da abertura do ano letivo do Cetam (Alex Pazuello/Secom)

Ian Sousa, aluno do curso Técnico em Eletrônica do Cetam, destacou que, com os conhecimentos adquiridos, já conseguiu agregar conhecimento e valores à sua carreira. “Com os recursos oferecidos pelo Cetam e com o conhecimento adquirido no decorrer – já estou há aproximadamente um ano no curso – eu já consegui agregar conhecimento e valores aos meus serviços. Atuava na área de informática, e a eletrônica e a informática caminham juntas. Com isso, consegui aprimorar minha carreira e obter resultados bastante positivos através do curso”, disse.

Ian Souza, aluno do curso Técnico em Eletrônica do Cetam (Marcela Leiros/Revista Cenarium)

Neste ano, a oferta saltou de quase 9 mil vagas no início de 2023 para 40,2 mil alunos, um aumento de aproximadamente 350%. Do total, 25 mil são de Educação a Distância e 15,2 mil presenciais na capital, que começam os estudos divididos em 164 cursos. Até 2026, o objetivo é ofertar 1 milhão de vagas.

Diagnóstico do mercado

O diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque, afirmou que o centro está atento às demandas do mercado e preparando mão de obra qualificada para diversas áreas, como estética, indústria, gastronomia, gestão e negócios, saúde e educação, entre outros.

O Cetam está fazendo um novo diagnóstico para que a gente possa realmente transformar a vida desses alunos. Então nós não estamos preocupados com números, estamos preocupados com o que o mercado precisa e o que vamos ofertar. Estamos procurando conversar com os empresários para saber aquilo que eles precisam no Distrito Industrial e estamos procurando, dentro das comunidades, o que os alunos precisam para ter uma qualificação melhor“, acrescentou.

Diretor-presidente do Cetam, Fábio Albuquerque (Alex Pazuello/Secom)
Oportunidades no interior

Além de Manaus, o Cetam também oferece cursos no interior, como Tefé, Benjamin Constant, Tabatinga e Itacoatiara. A próxima unidade inaugurada será em Silves, a 204 quilômetros de Manaus, fruto de um termo de cooperação técnica firmado em outubro de 2023 com a empresa de exploração de gás natural e petróleo Eneva.

O governador Wilson Lima visita instalações do Cetam, em Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

A cidade terá uma Escola de Formação Técnica de Gás e Energia do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), uma obra realizada pela Eneva, como uma contrapartida social. Mais de 50 pessoas de Silves já foram contratadas para trabalhar na obra, que tem investimento superior a R$ 7 milhões e previsão de conclusão no final de maio. A obra será inaugurada em maio deste ano.

E um dos objetivos é fornecer mão de obra para empresa na área de óleo, petróleo e gás, mas também oferecer cursos voltados para a nova realidade ali do município, que vai demandar, por exemplo, camareiros, gastronomia, hotelaria, e outras atividades que estão aumentando por conta daquela atividade ali“, concluiu Wilson Lima.

Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona