Antonio Rueda diz que Manaus é única cidade do AM sem alinhamento com Wilson Lima

Da esquerda para direita: David Almeida, Antonio Rueda e Wilson Lima (Composição de Weslley Santos/Revista Cenarium)

26 de março de 2024

14:03

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O presidente nacional do União Brasil, Antonio Rueda, disse que Manaus é o único município no Amazonas que não possui alinhamento com o governador do Estado, Wilson Lima (UB). A declaração aconteceu durante o lançamento da pré-candidatura do presidente da Aleam, deputado estadual Roberto Cidade, à Prefeitura de Manaus, na noite de segunda-feira, 25, na Zona Leste da cidade.

“O único lugar que não está alinhado com o Governo Wilson Lima é o município de Manaus. Alguma coisa está errada”, disse Rueda durante discurso. Apesar da crítica, Rueda não citou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pré-candidato à reeleição.

Dos 62 municípios do Amazonas, 61 integram o arco de aliança do chefe do Executivo estadual. O União Brasil possui, em municípios do Amazonas, um total de 60 comissões provisórias com dirigentes nomeados.

Filiados ao União Brasil e aliados políticos de Roberto Cidade e Wilson Lima participaram de evento (Divulgação/UB)
Pré-candidatura

No lançamento da pré-candidatura à Prefeitura de Manaus, Roberto Cidade (UB) destacou a relação de proximidade com o governador do Amazonas, projetos que marcaram o mandato de Wilson Lima, e criticou a gestão do prefeito David Almeida (Avante), que busca a reeleição.

Ao contrário de Wilson, que evitou criticar o atual prefeito da capital amazonense, Cidade foi incisivo em afirmar que Manaus merece um “prefeito melhor que esse que está aí”. Por outro lado, o governador reforçou o apoio ao presidente da Aleam e disse que precisa do deputado no comando da gestão municipal.

Wilson Lima, Roberto Cidade e Antonio Rueda (Divulgação)

“Nunca a Assembleia Legislativa do Amazonas esteve tão pacificada e é resultado do seu trabalho, compreensão e do entendimento de que ninguém faz nada sozinho. É por isso que preciso do Roberto Cidade na Prefeitura de Manaus”, disse o governador.

“Agora vamos construir um plano de governo que vai ser voltado para união, que vai amizade e o apoio da maior liderança política deste Estado, que é o governador Wilson Lima, para fazer entregas. Isso já fazemos. (…) Tenho certeza que Manaus precisa de um prefeito melhor que esse daí”, discursou Cidade.

Alianças

Representantes de ao menos seis partidos participaram do evento de lançamento da pré-candidatura. Caso a pré-candidatura vingue até o dia 5 de agosto, data limite para realizar convenções partidárias, Roberto Cidade pode coligar com o Solidariedade, Podemos, PMB e PRB.

Na coletiva de imprensa, a AGÊNCIA CENARIUM questionou se Cidade espera subir nas intenções de voto para além da terceira e quarta colocação registrada nas últimas pesquisas e se caso contrário, considera ser vice-prefeito em outra chapa, o pré-candidato respondeu que está muito tranquilo em relação às pesquisas.

“Após o fechamento da janela partidária no dia 6 de abril vamos começar a fazer a pré-campanha e fazer tudo que pode ser feito, atendendo as regras eleitorais. Estou muito tranquilo em relação às pesquisas porque muito se falava a dois anos atrás que a gente tinha 4% e quando abriu as urnas, a história foi outra”, respondeu.

Leia mais: ‘Preciso de você na Prefeitura’, diz Wilson Lima a Cidade em lançamento de pré-candidatura