Assembleia de Roraima aprova todos os candidatos em sabatina para TCE

Todos os candidatos ao TCE-RR (Reprodução/ALE-RR)

19 de maio de 2023

19:05

Bianca Diniz – Da Revista Cenarium*

BOA VISTA (RR) – A Comissão Especial Externa da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) anunciou na quinta-feira, 18, que todos os candidatos passaram pela sabatina e estão aptos a concorrerem ao cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Roraima (TCE-RR). A avaliação foi restrita ao público e à imprensa.

Cada postulante teve um período de 60 minutos para responder às perguntas elaboradas pelos membros da Comissão Especial Externa, durante a sabatina que ocorreu na Sala de Reuniões da Presidência da ALE-RR. Os questionamentos se concentraram, principalmente, em conhecimentos jurídicos e contábeis, aspectos relevantes para a função em questão.

Permanecem aptos os seguintes candidatos: deputado Jorge Everton (União Brasil); Coronel Chagas (PRTB), reitor da Universidade Estadual de Roraima, Regys Freitas; advogada Maria da Glória de Souza Lima e a primeira-dama do Estado, Simone Soares de Souza.

Comissão anunciou aprovação dos candidatos após avaliação (Reprodução/ALE-RR)

Próxima etapa

A próxima etapa para os candidatos será a votação, que está agendada para a segunda-feira, 22, durante uma sessão extraordinária no Plenário Deputada Noêmia Bastos Amazonas, às 10h. O evento será transmitido, ao vivo, nas redes sociais do Legislativo e pelo canal da ALE-RR no YouTube.

De acordo com o superintendente legislativo, Jardel Souza, a votação não será aberta ao público. “A votação será secreta, conforme o Regimento Interno. Aquele que obtiver a maioria absoluta dos votos será o escolhido ao cargo de conselheiro”, explicou Souza.

Superintendente anunciou que votação será secreta, de acordo com o Regimento Interno (Reprodução/ALE-RR)

O candidato eleito precisará obter, pelo menos, 13 votos dos 24 deputados, de acordo com as informações fornecidas pelo superintendente. Após a conclusão da votação, os membros da Comissão encaminharão os resultados ao Poder Executivo para a nomeação, que será publicada no Diário Eletrônico. Posteriormente, o TCE-RR tomará as medidas necessárias para realizar a posse do novo conselheiro.

*Com informações da Assembleia Legislativa de Roraima