BBB24: ‘Debochar do boi-bumbá é debochar do Brasil’, afirma sambista carioca

O sambista Ivo Meirelles; artista é apaixonado pelo Festival de Parintins. (Edição: Mateus Moura/Revista Cenarium Amazônia)

13 de janeiro de 2024

15:01

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – Após o cantor Rodriguinho debochar do boi-bumbá — manifestação que integra o Festival Folclórico de Parintins — no Big Brother Brasil 24 (BBB24), nessa sexta-feira, 12, artistas e internautas se manifestaram contra a fala do artista. O sambista carioca Ivo Meirelles, que se considera um apaixonado pelo evento, afirmou, por meio de um vídeo, que “debochar do boi-bumbá é debochar do Brasil“.

O sambista chamou de lamentáveis as cenas transmitidas no reality show e reiterou que apesar de não ser do Amazonas, respeita e ama o boi-bumbá. “O boi-bumbá é uma cultura muito forte no Amazonas. Acontece em Parintins, e tem que ser respeitado, como é respeitado o samba, como tem que ser respeitado o maracatu, tantas outras culturas do Brasil afora. Debochar do boi-bumbá é debochar do Brasil“, disse.

O artista ainda destacou que a cunhã-poranga do Boi Garantido, Isabelle Nogueira, que participa do BBB24, tem todo o direito de expressar sua cultura. “Isabelle, que está lá, é a cunhã-poranga do Boi Garantido. Portanto, ela tem que dançar boi-bumbá, a cultura dela. É como se estivesse uma sambista lá, e dançar o samba o tempo todo“, acrescentou.

Além de Ivo Meirelles, as agremiações dos bois-bumbá Garantido e Caprichoso também se manifestaram pedindo respeito pela cultura e pelo festival. O primeiro destacou o orgulho dos povos da Amazônia e cultura diversa da região.

Orgulhosamente somos o povo da Amazônia, vestimos as cores do nosso boi e fazemos da nossa festa, a identidade que nos projeta para o mundo. Somos um povo de muita história, de uma linda cultura, cheio de criatividade, de luta e de fé. Nós somos as mãos que fazem arte! Nós somos o Festival de Parintins!“, publicou.

Publicação do boi-bumbá Garantido na rede social Instagram. (Reprodução/Instagram)

A agremiação do Boi Caprichoso, que disputa com o Boi Garantido, pediu respeito ao festival e à cultura amazonense. “Respeito ao Festival de Parintins! Respeito ao Povo do Amazonas! Viva a Cultura Popular!“, pediu.

Publicação do boi-bumbá Caprichoso na rede social Instagram. (Reprodução/Instagram)

A ex-apresentadora e ex-participante do BBB 24 Vivian Amorim, que é amazonense, também se manifestou sobre as falas do cantor Rodriguinho. Ela compartilhou um vídeo de Isabelle Nogueira com as indumentárias da cunhã-poranga, em uma apresentação do Festival de Parintins.

Enquanto falam de nós e tentam diminuir a nossa história, nós devemos nos unir e mostrar a força do povo amazonense! Não é a primeira e nem será a última vez que vão tentar nos calar, então sejamos resistência! É difícil ver Nortista se destacando, né? Tem sempre alguém tentando nos diminuir, mas não vão conseguir!“, disse.

Publicação de Vivian Amorim no Instagram. (Reprodução/Instagram)
Deboche

Tudo começou quando o atleta Vinicius Rodrigues, que também participa do reality show, explicou que se identificava com Isabelle Nogueira, a achando parecida com ele em muitos aspectos. Rodriguinho buscou entender o que os dois colegas tinham em comum, e comentou sobre o boi-bumbá.

“O quê? Você gosta de Boi-Bumbá também? Ela só fala isso. Ela só canta música do boi-bumbá”, disse o líder. O brother Lucas Pizane, que também estava presente no cômodo da casa mais vigiada do País, retrucou: “Mas você nem conversa com ela, como você sabe do que ela fala?“, questionou. “Eu vejo“, declarou Rodriguinho.

A declaração levou o nome do cantor e o Festival de Parintins a ficarem entre os assuntos mais comentados do Brasil na rede social X, neste sábado, 12. O público iniciou uma campanha usando a hashtag #EuSouBoiBumba, que também entrou nos trending topics do País.

Leia mais: Crítica de Arthur do Val a Isabelle no BBB é discriminatória, avaliam indígenas

Editado por Jeferson Ramos

Editado por Gustavo Gilona