Belém tem projeto inédito sobre trabalho de cuidado realizado por mulheres

quipe interministerial visita projeto Ver-o-Cuidado, em Belém (Reprodução)

06 de novembro de 2023

14:11

Madson Sousa – Da Agência Amazônia

BELÉM (PA) – O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, cuja primeira etapa foi realizada no último domingo, 5, foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”. O tema colocou em pauta o papel da mulher que cuida dos filhos e dos pais e que não é valorizada; a sobrecarga com o trabalho fora e em casa, bem como as cobranças sociais naturalizadas, ou seja, aquelas que são vistas como normais.

Em Belém, desde maio de 2022, a prefeitura, em parceria com a ONU Mulheres e com financiamento da Open Society Foundations, está realizando um projeto inédito sobre o trabalho de cuidado feito por mulheres. O projeto chamado de “Ver-o-Cuidado” foi apresentado ao governo federal em maio deste ano e deve servir como exemplo para a elaboração de uma Política Nacional de Cuidados.

Projeto chamado de “Ver-o-Cuidado” (Divulgação)

O tema coloca em discussão a desigualdade entre gêneros, pois as mulheres perfazem a maioria dos trabalhadores dos cuidados, principalmente nos trabalhos domésticos. “Sinto que ainda há muito a avançar, começando por entenderem nosso lugar e importância na sociedade. É preciso ter mais respeito e valorização”, acredita Maria Tavares, que trabalha como cuidadora de idosos.

Entre as ações do projeto “Ver-o-Cuidado” está o diálogo com entidades da sociedade civil para o empoderamento das mulheres e a formação de servidores sobre o tema. Em junho, Belém participou do “Women Deliver 2023 Conference Américas”, em Bogotá, capital da Colômbia e do debate global do Women Deliver 2023, em julho, em Kigali, capital da Ruanda, na África em um movimento em defesa da igualdade de gênero, saúde e direitos de meninas e mulheres.

Uma pesquisa da entidade não governamental Oxfam Brasil indica que mulheres e meninas ao redor do mundo dedicam 12,5 bilhões de horas, todos os dias, ao trabalho de cuidado não remunerado. “Eu saio do trabalho, mas quando chego em casa tenho que cuidar do marido, ver as tarefas da escola da minha filha mais nova, lavar louça, roupa, fazer comida e só vou parar à noite“, conta Maria Tavares.

Em Belém, 12 órgãos do município compõem o comitê gestor do plano municipal: Fundação Papa João XXIII (Funpapa), que assina o termo de cooperação com a ONU Mulheres, Banco do Povo de Belém, Secretarias de Administração (Semad), Educação (Semec), Saúde (Sesma) e Economia (Secon), Coordenadorias da Mulher (Combel), Antirracista (Coant), da Diversidade Sexual (CDS), da Comunicação (Comus) e da Política de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan) e Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos do Município de Belém (Iasb).

Leia também: Enem 2023: redação é sobre invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher no Brasil

Edição: Eduardo Figueiredo

Revisão: Gustavo Gilona