Belém vai receber estreia do Brasil nas eliminatórias da Copa de 2026

Mangueirão entra na rota da Copa do Mundo 2026 (Reprodução/Agência Pará)

01 de agosto de 2023

18:08

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – Fim do deserto! Após 12 anos sem torcer pela Seleção Brasileira em casa, os paraenses vão poder assistir a estreia do time do Brasil nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 no Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, em Belém. O jogo será contra a Bolívia no dia 8 de setembro.

O último jogo do Brasil no Mangueirão foi em 2011, quando a seleção enfrentou a Argentina no Superclássico das Américas e saiu vitoriosa por 2 a 0, com gols de Lucas Moura e Neymar.

A partida será especial também por marcar a estreia do técnico Fernando Diniz no comando da seleção brasileira. O atual técnico do Fluminense acumulará as funções até o meio de 2024, quando a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) aguarda a chegada de Carlo Ancelotti, do Real Madrid, para a disputa da Copa América nos Estados Unidos.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) fez o anúncio na noite de segunda-feira, 31.

Por que o Mangueirão?

Mangueirão tem capacidade para 50 mil pessoas e, recentemente, o estádio passou por reformas e foi aprovado por delegados da Conmebol, garantindo as melhores condições técnicas e de logística para a Seleção Brasileira.

O estádio Mangueirão, em Belém, no Pará (Alex Ribeiro/Agência Pará)

As decisões na atual gestão visam, unicamente, as melhores condições técnicas e de logística para a Seleção Brasileira. Vamos buscar, ao longo dessa eliminatória, questões que consideramos prioritárias, como deslocamento dos jogadores, desgaste da equipe, menor distância entre os locais das partidas, infraestrutura que traga conforto e segurança para toda a delegação. Além disso, não será analisado um jogo isoladamente e, sim, a melhor composição do conjunto das partidas“, afirmou o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.

O governador do Pará, Helder Barbalho, celebrou a oportunidade de receber a Seleção Brasileira Masculina de Futebol no Estado e reforçou o apoio da torcida para conquistar o tão sonhado título.

Eu festejo, pela paixão que o futebol representa para o nosso Estado. Este é o primeiro passo, o primeiro jogo, já na Copa do Mundo, para que nós possamos conquistar o hexa. O paraense é pé-quente, e nós vamos juntos com a Seleção Brasileira rumo ao hexa”, enfatizou Barbalho.

Copa do Mundo 2026

Para a Copa do Mundo de 2026, que terá três sedes oficiais: Canadá, Estados Unidos e México, as eliminatórias sul-americanas classificarão seis seleções de forma direta, com a sétima colocada indo para a repescagem. A competição será disputada por 48 seleções e o Brasil está focado em garantir sua vaga desde o início das eliminatórias.