‘Câmara Cidadã’ ouve demandas de moradores da zona Sul de Manaus

Tenda montada pela Câmara Municipal de Manaus para ofertar serviços à população (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

01 de junho de 2023

13:06

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) se reuniram nesta quinta-feira, 1º, com comunitários e líderes de bairros da Zona Sul da capital durante Tribuna Popular na 2ª edição da ‘Câmara Cidadã’, que ocorre até as 16h desta quinta. A sessão aconteceu no Espaço Rio Amazonas, localizado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, antiga Rotatória da Suframa, zona Sul de Manaus. A primeira edição foi realizada em maio, na zona Leste.

Os líderes dos bairros levaram demandas sobre infraestrutura, acesso à saúde, falta de esgoto adequado e outros problemas que envolvem tanto o âmbito municipal quanto o estadual. O presidente da Casa Legislativa, vereador Caio André (PSC), destacou o compromisso com a interlocução entre poderes e comunidade.

Tenda montada pela Câmara Municipal de Manaus para ofertar serviços à população (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Estamos coletando todas as demandas apresentadas pelos líderes comunitários para que após o término dessa sessão a gente reduza isso em uma ata e seja encaminha ao prefeito de Manaus e governador do Estado do Amazonas, dependendo das atribuições“, destacou Caio André.

Vereadores da Câmara de Manaus durante Tribuna Popular (Ívina Garcia/Revista Cenarium)

Dos 48 vereadores que compõem a 18ª Legislatura da Câmara Municipal de Manaus (CMM), apenas 17 estiveram presentes na Tribuna Popular, algo que foi destacado pelos comunitários. “Gostaria de agradecer a presença dos deputados que estão aqui, porque dos 48, apenas os senhores vieram nos ouvir, reforçando o compromisso dos senhores com o povo“, afirmou Raul Garcia, líder comunitário do bairro Petrópolis.

Comunitário elenca problemas do bairro para vereadores de Manaus (Reprodução)

Mutirão

Além da reunião com os comunitários, a Câmara Cidadã também disponibilizou, ao longo de dois dias, mais atividades e serviços para a população que mora e trabalha na Zona Sul de Manaus. Tendas para emissões de documentos, orientações jurídicas, assistência estética, social e de atendimento ao consumidor estiveram entre as ofertas.

O projeto, que está em sua segunda edição, visa aproximar a população dos vereadores que representam a população manauara e trazer acesso a serviços que algumas vezes demoram a ser executados pela grande fila de espera. A parceria da CMM com órgãos públicos, entidades, associações, concessionárias e empresas privadas fomenta o acesso da população a serviços diversos, que será executada em todos os pontos da cidade.

Leia também: ‘Câmara Cidadã’ leva serviços do parlamento a moradores da Zona Sul de Manaus