‘Câmara Itinerante’: população tem acesso a serviços gratuitos em Manaus

População participa de mutirão de serviços gratuitos em Manaus (Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

30 de março de 2023

13:03

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – O projeto ‘Câmara Cidadã’, promovido pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), oferta mais de 30 serviços gratuitos para a população entre os dias 30 e 31 de março, no estacionamento do Estádio Municipal Carlos Zamith, localizado na Avenida Cosme Ferreira, bairro Coroado, Zona Leste de Manaus.

O atendimento acontece nos dois dias das 8h às 16h, em uma estrutura de 750 metros, que conta com estandes de órgãos públicos e privados. Entre os serviços ofertados estão a emissão da seguda via da Carteira de Identidade, cadastro para empregos, emissão de carteira digital de trabalho, inscrições em cursos profissionalizantes, atendimento psicológico, fisioterapia, castração de animais, atendimento à mulher e outros.

População participa de mutirão de serviços gratuitos em Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) e idealizador do projeto, vereador Caio André (PSC), ressaltou que a prioridade da gestão da 18ª Legislatura é aproximar o legislativo do povo. “A gente está todos os dias atendendo pessoas no gabinete, tratando de leis e questões orçamentárias e acaba sem perceber, se distanciando da população, e esses serviços fazem com que a gente vá de encontro com o cidadão e eles se sintam abraçados”, ressalta.

A expectativa do presidente da CMM é de que o projeto receba mais de 10 mil pessoas nos dois dias de atendimento e possa ser levado para outros pontos da cidade. “Nós iremos para todas as zonas de Manaus, começamos na Leste, vamos na Norte, Sul, Centro-Sul e Oeste. Temos ainda outros projetos que virão, estamos nos 100 primeiros dias da nossa gestão e temos muita coisa pela frente”, afirma Caio André.

Vereadores participam de abertura dos trabalhos da Câmara Itinerante (Divulgação/CMM)

Oportunidades

O senhor Erildo dos Santos Nunes, 55, aproveitou o mutirão para se recolocar no mercado de trabalho. Desempregado há 15 anos, Erildo viu no evento uma oportunidade de conseguir um emprego de carteira assinada. “Eu vi passando na televisão e eu vim porque eu quero um trabalho e vim aqui me cadastrar. Eu estou há mais de 15 anos desempregado. Eu sai do trabalho onde vendia material de construção, passei alguns anos no interior fazendo pequenos serviços e agora no retorno para a capital quero voltar ao mercado de trabalho”, afirma.

Assim como Erildon, a senhora Paula Sampaio, 63, foi avisada por uma amiga sobre o feirão e aproveitou para tirar a segunda via da carteira de identidade e pegar algumas mudas de plantas, uma paixão que cresceu em meio a dificuldades. “Eu trabalhava em um local e fui acometida por uma doença seríssima e tive que ser afastada. Encontrei nas plantas um motivo para superar esse momento difícil, começou com um passatempo e eu não parei mais, queria levar todas aqui”, conta.

Paula Sampaio, 63, aproveitou para tirar a 2ª via da Carteira de Identidade e pegar mudas de plantas (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Além dos serviços para a população, o local disponibiliza um castramóvel para atendimento aos animais domésticos. Milena Melo, responsável pelo cachorro da raça pinscher, conta que aguardava para conseguir realizar o procedimento. “Estávamos na fila de espera para castrar o Thanos e com esse evento de hoje a gente conseguiu mais rápido. Vimos, ontem, a chamada e nos cadastramos”, conta.

Para os atendimentos, a CMM firmou parcerias com a Prefeitura de Manaus, governo do Estado, Serviço Social do Comércio (Sesc), Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), Sine Manaus, Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) e Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM).

Além dos estandes dos órgãos públicos, o local conta com atendentes das concessionárias Águas de Manaus e a Amazonas Energia. Também participam do mutirão a operadora Claro e a faculdade UniNorte.