Candidatos ao Governo de RR abordam corrupção, regulamentação do garimpo e melhorias na educação em último debate na TV

Entre os presentes estavam quatro candidatos, Teresa Surita (MDB), Rudson Leite (PV), Juraci Escurinho (PDT) e Fabio Almeida (Psol). Pela terceira vez, o candidato à reeleição, Antonio Denarium (Progressistas), não compareceu a um debate promovido por uma emissora, ele faltou em todos. (Reprodução)

28 de setembro de 2022

15:09

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

BOA VISTA – Os candidatos ao Governo de Roraima participaram na noite dessa terça-feira, 27, do último debate promovido pela TV Roraima, afiliada à Rede Globo, antes do primeiro turno das eleições, no próximo domingo, 2. Entre os presentes estavam quatro candidatos, Teresa Surita (MDB), Rudson Leite (PV), Juraci Escurinho (PDT) e Fabio Almeida (Psol). Pela terceira vez, o candidato à reeleição, Antonio Denarium (Progressistas), não compareceu a um debate promovido por uma emissora, ele faltou em todos.

O debate foi dividido em cinco blocos: o primeiro e o terceiro de temas livres. Já o segundo e o quarto de temas predefinidos, o quinto bloco foi utilizado para que os candidatos fizessem as considerações finais. O debate foi apresentado pela jornalista Luana Borba. Mais de 366.240 eleitores estão aptos no Estado a ir às urnas no próximo domingo, 2.

No primeiro bloco, com perguntas diretas e temas livres, Rudson perguntou para Teresa sobre como ela pretendia acabar com a corrupção na Saúde.

“Acabar com a corrupção na saúde é você trabalhar com transparência, você abrir a oportunidade em licitações claras e não fechar para alguns amigos como a gente está acostumado a ver. Acabar com a corrupção significa valorizar o servidor público, significa investir naquilo que as pessoas precisam, acabar com a corrupção, eu posso demonstrar o que foi feito na Prefeitura de Boa Vista, porque tive o município com maior número de convênios federais do Brasil e todos os meus projetos foram aprovados sem nenhuma ressalva em todas as obras que foram feitas”, explicou Surita.

Em seguida, Teresa fez uma pergunta para Denarium, que faltou. Ela indagou ao candidato a seguinte pergunta: Lamento a ausência dele, é uma falta de respeito dele não estar aqui, agora. Ele prometeu muita coisa, em 2018, prometeu diminuir secretaria e aumentou, prometeu fazer um governo diferente e chamou o Jalser, o Flamayon e o Mecias, prometeu que ia valorizar o agro e dificulta as licenças. Será que ele acredita nas próprias mentiras?

Vídeo da candidata Teresa Surita perguntando ao governador Antonio Denarium (Reprodução)

Ainda no primeiro bloco, os candidatos apresentaram as propostas para educação, financiamento da atenção primária nos municípios e investimento na infraestrutura e saúde dos municípios.

O segundo bloco foi com temas determinados. Teresa perguntou a Escurinho sobre migração. Em seguida, Juraci perguntou a Teresa sobre funcionalismo público. Fábio fez uma perguntou sobre geração de renda e emprego para Rudson. Ele então finalizou a rodada perguntando para Fábio sobre energia.

O terceiro bloco, de tema livre, iniciou com Teresa perguntando a Juraci sobre o atendimento na maternidade. Na sequência, Rudson questionou a Fábio sobre segurança pública. Depois, Fábio fez uma pergunta sobre pesca artesanal para Teresa. O próximo a perguntar seria Denarium, mas como ele não compareceu, foi a vez de Juraci. Ele questionou Teresa sobre infraestrutura de estradas.

O quarto bloco, com temas determinados, começou com o candidato Rudson. Ele fez uma pergunta sobre saúde para Escurinho. Na sequência, Escurinho pergunta para Rudson sobre meio ambiente. Teresa perguntou sobre garimpo e mineração para Juraci. Fábio pergunta sobre a saneamento básico para Rudson.

No último bloco, cada um dos candidatos presentes teve dois minutos para fazer as considerações finais. A ordem foi definida em sorteio. Quem iniciou as considerações finais foi a candidata do MDB Teresa Surita.

“Eu quero dizer que eu estou enfrentando uma máquina de mentiras, de fake news todos os dias, mas isso não é para mim, isso é para enganar você. Esses ataques não me afetam, mas esses ataques é para confundir aquilo que você está pensando. O medo que eu vejo hoje nas pessoas, com as ameaças, as perseguições, eu nunca vi na história de todas as eleições que eu participei. Nós temos uma oportunidade de acabar com tudo isso, de ter Roraima muito, muito melhor, uma saúde melhor, uma educação melhor, uma estrada com dignidade para as pessoas e nós podemos dar esse grito de liberdade no próximo domingo. Eu peço o seu voto.”, finalizou a candidata do MDB.

Rudson Leite do PV: “Eu quero te perguntar: ‘roraimense, cadê o teu orgulho? Onde você se perdeu do seu orgulho? Por que você não está participando com entusiasmo como você participou lá no passado? Quantas vitórias nós tivemos?’.”, disse.

Juraci Escurinho do PDT terminou o debate afirmando que “Aqui está o candidato que vai mudar a sua vida. (…) Quero dizer aqui para você também que precisamos entender o processo eleitoral. Até agora o dinheiro prevaleceu, só que agora quem decide é você. Você pode votar 12, você pode e até ter recebido dinheiro deles, mas agora é hora da decisão. Eu sou o novo, eu sou diferente, eu vou fazer”, destacou o candidato.

Quem finalizou o debate foi o candidato do Psol Fábio Almeida, que defendeu políticas públicas para juventude e mulheres. “Você que é jovem vai ter programa específico desse Estado para melhorar a tua vida também. Você, mulher, terá o apoio desse Estado para poder também, além de produzir, ter a diminuição dessa violência que tanto maltrata as nossas mulheres de Roraima e para você indígena da cidade e das comunidades você terá um representante no governo do Estado. Francisco Wapichana estará na cadeira, junto comigo, administrando Roraima para a classe trabalhadora.”, finalizou o candidato.