Casos de Monkeypox: primeira mulher é diagnosticada com varíola dos macacos no Amazonas

08 de agosto de 2022

16:08

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

MANAUS – O primeiro caso confirmado de Monkeypox, a varíola dos macacos, em uma mulher no Amazonas foi confirmado nesse domingo, 7, pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM). Ao todo, o Estado chega a cinco confirmações e cinco casos suspeitos da doença.

Segundo a pasta, a notificação da doença foi feita pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo. A paciente está no Estado viajando a trabalho e apresentou quadro clínico compatível com a Monkeypox, sendo a infecção confirmada após exame. Por conta da mulher ser residente em Manaus, mesmo estando fora do domicílio desde o dia 11 de julho deste ano, o caso foi contabilizado pelo local onde ela mora, ou seja, no Amazonas, seguindo orientação do Cievs Nacional.

Veja também: Monkeypox: sobe para quatro o número de casos confirmados de varíola dos macacos no Amazonas

A mulher, destaca a FVS-RCP, tem idade entre 20 e 25 anos, e começou a sentir sintomas em 1º de agosto de 2022, apresentando febre, mialgia e erupção cutânea aguda. “A paciente segue em São Paulo, sendo acompanhada pelo Cievs Manaus por telefone, com estado clínico estável, em isolamento domiciliar”, informou a pasta.

“A FVS-RCP ressalta que, de acordo com o trabalho de investigação e vigilância que vem sendo realizado, os casos da doença são importados. Ou seja, não há, até o momento, casos confirmados de transmissão autóctone (local). Todos os pacientes confirmados têm histórico de viagem recente”, reforçou a FVS-RCP.

Varíola dos Macacos

A doença varíola dos macacos foi declarada como uma emergência de saúde pública global em 21 de julho deste ano pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que visa uma ação mundial e coordenada para controlar o surto do vírus e parar a transmissão.

Leia também: Varíola dos macacos: OMS declara doença como emergência de saúde pública global

A Monkeypox é considerada como uma doença viral e a transmissão entre humanos ocorre, principalmente, por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas.

No Amazonas, o Estado chegou a 12 notificações de suspeitas de varíola dos macacos nesse domingo, 7, sendo cinco confirmados laboratorialmente, cinco suspeitos em investigação pelo Cievs Manaus; dois casos descartados após exame laboratorial.