CENARIUM vence prêmio MOL de Jornalismo na categoria Fotografia

O curso de luthier da Oela ensina a confecção de peças musicais a partir de madeiras amazônicas (Ricardo Oliveira/Agência Cenarium)

25 de março de 2024

16:03

Karina Pinheiro – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A REVISTA CENARIUM foi a vencedora da categoria Fotojornalismo no 2º Prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade. Os vencedores do prêmio foram anunciados na sexta-feira, 22, durante cerimônia no Auditório do Insper, localizado na rua Uberabinha, Vila Olímpia, em São Paulo. É a segunda vez consecutiva que o veículo de comunicação especializado na cobertura da Amazônia Legal vence a premiação.

O fotojornalista Ricardo Oliveira, autor da série fotográfica, que também foi vencedor do prêmio em 2023. Este ano, o profissional disputou o prêmio com concorrentes de outros três veículos nacionais: Diário do Nordeste, Tribuna do Norte e A Gazeta.

Os trabalhos vencedores foram avaliados por um corpo de jurados composto por Fabio Turci, Renato Stockler, Rodrigo Alves, Rosane Borges, Helena Corezomaé e Daniela Arbex, autora do best-seller Holocausto Brasileiro, que em 2016 virou um documentário produzido pela Netflix.

De acordo com o Instituo MOL, que concedeu o reconhecimento, foram 145 inscrições de jornalistas e estudantes de jornalismo de 19 estados brasileiros, nos formatos áudio, foto, vídeo e texto que tinham como objetivo a cultura de doação e seus impactos na sociedade brasileira.

Uma das fotografias ganhadoras do prêmio (Ricardo Oliveira/Arquivo/Revista Cenarium)
Materiais premiados

A série de fotografias ganhadora compôs a reportagem ‘Lutheria social’: escola ensina arte para comunidade da periferia de Manaus‘, publicada em junho de 2023, em que retrata o curso de marchetaria ofertado pela Escola de Lutheria da Amazônia (OELA), localizada no conjunto São Cristóvão, bairro Zumbi 2, na Zona Leste de Manaus. O local forma jovens e adultos para a profissão de luthier, que confecciona instrumentos a partir de madeiras doadas de manejo florestal.

No ano passado, a CENARIUM ganhou o prêmio MOL de Jornalismo para a Solidariedade, também na categoria Fotojornalismo, com o trabalho “Manejar é Preciso”. A seleção de imagens de Ricardo Oliveira foi denominada de “Manejadores – Uma Crônica Visual”.

Biografia

Ricardo Oliveira é amazonense, iniciou a carreira no Rio de Janeiro, onde morou e estudou na FotoRiografia. Foi um dos vencedores do “1° Prêmio de Jornalismo Governo do Estado do Amazonas” e finalista do “Prêmio Vladimir Herzog”, com imagem de execução em Fórum de Manaus. Participou da exposição coletiva “É Tempo de Brasil”, no Museu do Louvre, em Paris, durante a Copa do Mundo de Futebol de 1998.

Veja os vencedores:
Leia mais: Revista Cenarium é finalista em duas categorias de prêmio nacional
Editado por Adrisa De Góes