Chuva no Amazonas deixa cidades sob risco de inundações e deslizamentos de terra

Chuva teve início na manhã deste domingo, 24 (Karina Pinheiro/Revista Cenarium)

24 de março de 2024

15:03

Karina Pinheiro – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A Defesa Civil do Amazonas emitiu alerta neste domingo, 24, sobre riscos de inundações, enxurradas e deslizamentos de terra em três cidades do Amazonas afetadas pela forte chuva que teve início ainda pela manhã. A capital Manaus está sob alerta para inundações, enxurradas e deslizamentos de terra. Já os municípios de Beruri e Manicoré também correm risco de deslizamentos, conhecidos como o fenômeno de terras caídas.

Nas últimas 24 horas, foram registrados acumulados de precipitação acima de 30 mm. Somente a capital amazonense teve 77,48 mm. A cidade de Humaitá teve o maior acumulado, com 73,98 milímetros.

Em Manaus, os alertas de chuvas intensas e enxurradas são válidos até as 15h, enquanto o de inundações é até as 16h. Já o alerta de deslizamentos vale até as 9h desta segunda-feira, 25. Quanto a Beruri e Manicoré, os alertas de deslizamentos valem até as 22h deste domingo.

Leia também: Áreas de risco: não se mora porque quer; poder público precisa agir
Alerta de deslizamentos de terra em Manaus (Reprodução/Defesa Civil do Amazonas)
Deslizamentos

As corridas de massa caracterizam-se pelo risco de ocorrência do fenômeno de terras caídas, associado à previsão meteorológica, indicando que podem ocorrer deslizamentos pontuais nas áreas de risco mapeadas.

Em Manaus, as inundações podem ocorrer em córregos e áreas densamente ocupadas nas margens dos igarapés Mindu, Goiabinha, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo.

Pessoas na chuva em Manaus (Ricardo Oliveira / Revista Cenarium)

A estimativa da Defesa Civil é que chova 66 mm em 96 horas no município de Manaus; até 34 mm em uma hora, no município de Beruri; e até 71 mm em seis horas, no município de Manicoré, a 331 quilômetros de Manaus.

Ocorrências

Desde sábado, o Centro de Cooperação da Cidade (CCC) atendeu sete chamadas de ocorrências após a chuva. As ocorrências registradas envolvem uma erosão e quatro alagações na Zona Leste, uma solicitação de vistoria na Zona Norte e um rompimento de bueiro na Zona Sul.

Leia mais: Escola em comunidade ribeirinha desaba no interior do Amazonas; veja vídeos
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona