Círio de Nazaré atrai milhares de fiéis em Belém, no Pará

O Círio de Nazaré é a maior manifestação religiosa da América Latina (Leandro Santana/Ascom/Ananindeua)

07 de outubro de 2023

08:10

Daleth Oliveira – Da Agência Cenarium Amazônia

BELÉM (PA) – A emoção tomou conta de toda a Região Metropolitana de Belém com o traslado para Ananindeua Marituba, da segunda romaria oficial do Círio de Nazaré nesta sexta-feira, 6. A saída foi às 8 horas, em frente à Basílica Santuário, e a imagem de Nossa Senhora de Nazaré percorreu 53 quilômetros, até chegar à Igreja de Nossa Senhora das Graças, em Ananindeua.

Foram quase 10 horas de procissão que, segundo a estimativa da Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), envolveu cerca de 1,3 milhão de fiéis. Todo o percurso contou com a organização da Polícia Rodoviária Federal (PRF), com 110 policiais e 62 viaturas, sendo 47 motocicletas e 15 carros.

Além da DFN, também apoiaram a Guarda de Nazaré, o Detran e o Batalhão Águia da Polícia Militar, com cerca de 40 motociclistas, a Guarda Municipal de Belém (GMB), Guarda Municipal de Ananindeua (GMA), Guarda Civil de Marituba (GCM), Polícia Militar (PM), Semob, Semutran e Corpo de Bombeiros, totalizando mais de 180 servidores envolvidos diretamente com a escolta.

Ainda na sexta-feira, às 7 horas, antes do traslado para Ananindeua, foi realizada a missa presidida por Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, na Basílica Santuário. Na chegada do traslado, Dom Antônio também celebra a missa que abre a noite de vigília até a celebração preparatória para a romaria rodoviária, que sai no sábado, 7, de manhã, rumo à Icoaraci.

História do traslado

A procissão é realizada desde 1992 e é a mais longa de todas as romarias do Círio. Foi com Dom Orani João Tempesta, arcebispo da Arquidiocese de Belém, no período de 2004 a 2009, que o traslado para Ananindeua passou a percorrer os bairros mais necessitados e distantes, alterando a procissão em, aproximadamente, 20 quilômetros, para enfatizar a evangelização para todos.

No trajeto, empresas, órgãos públicos, instituições, condomínios residenciais e vários devotos prestam homenagens à Nossa Senhora de Nazaré.

Domingo terá a 231ª procissão do Círio

No domingo, 8, será o grande dia: a procissão oficial do Círio de Nazaré, quando a imagem peregrina percorre a Avenida Nazaré acompanhada por mais de 2,5 milhões de pessoas que são esperadas para este ano, aponta a Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará (Segup).

A multidão é composta por devotos, turistas e ajudantes dos promesseiros, que vão ao evento para agradecer à santa pela graça alcançada. Esta é a maior procissão entre todas as programações, consagrando o Círio de Belém como a maior manifestação religiosa da América Latina, atraindo pessoas do mundo inteiro.

Prova disso é que os hotéis de Belém estão com a taxa média de ocupação de 85% em toda a cidade, sendo de 100% nos hotéis do percurso da procissão, ou nas proximidades, segundo levantamento da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis. 

Círio Musical tem primeira programação neste domingo

A programação do Círio Musical 2023 tem início neste domingo, 8, a partir das 20h, com shows diários na Concha Acústica da Praça Santuário, no período de 8 a 21 de outubro. A atração da primeira noite é o Frei Gilson, que também participa do momento da descida da Imagem Original do Glória, no sábado, dia 7, a partir das 12h30.

Outras atrações deste ano são as bandas já consagradas no cenário musical católico, como Anjos de Resgate, Rosa de Saron, Thiago Brado, Ministério Seráfico, Missionário Shalom, Vida e Cruz, Adoração e Vida, Adriana Arydes, Ziza Fernandes, Ana Gabriela, Eliana Ribeiro, Suely Façanha, Tony Alyson, Padre Cavalcante, Vida Reluz, Ministério M3 e Semente do Verbo. O encerramento será com o padre Francisco Cavalcante.

Veja a programação do Círio Musical 2023:

08/10 – Frei Gilson
09/10 – Vida e Cruz e Ana Gabriela
10/10 – Anjos de Resgate
11/10 – Adoração e Vida
12/10 – Thiago Brado
13/10 – Eliana Ribeiro
14/10 – Missionário Shalom
15/10 – Suely Façanha e Ziza Fernandes

16/10 – Ministério Seráfico

17/10 – Rosa de Saron

18/10 – Tony Alyson

19/10 – Vida Reluz e Ministério M3

20/10 – Adriana Arydes

21/10 – Semente do Verbo e padre Cavalcante

Leia mais: Romaria da ‘Acessibilidade’ é a nova procissão do Círio de Nazaré
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Adriana Gonzaga