Com obras no aeroporto em Manaus, voos começam a ser alterados; entenda o que mudou

Aeronave da Latam. (Latam/Divulgação)

18 de agosto de 2023

14:08

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – Com o início das obras no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus, alguns voos com partidas ou chegadas no local começaram a ser alterados pelas companhias aéreas. À AGÊNCIA AMAZÔNIA, alguns passageiros afirmam que esperam, com preocupação, as alterações. Outros, que já tiveram voos alterados, consideram que as mudanças foram positivas.

aeroporto não terá pousos e decolagens entre às 4h e 12h, no período de 4 de setembro deste ano a 8 janeiro de 2024. O local funcionará normalmente nos demais horários. A medida, de acordo com a administração do local, é devido às obras na infraestrutura da pista de pouso e decolagem, que vai receber uma nova camada de asfalto e melhorias na sinalização.

Com oito voos programados até março do próximo ano, a analista de Recursos Humanos (RH) Lorenna Mota já teve dois alterados. Ela explica que a companhia aérea Latam deu opções de cancelar sem custo ou alterar para qualquer data, em até um ano. Apesar de achar até positivo algumas mudanças, as alterações não deixam de atrapalhar programações relacionadas à viagem.

Eu sempre acho legal quando a companhia altera, porque eu sempre compro passagem barata, porque quando eu compro ou é uma conexão muito grande, ou são muitas conexões, e quando altera assim, eu posso colocar qualquer voo que eu quiser, posso pegar um que não tem conexão, com voo direto, ou uma conexão menor, então para mim é sempre bom“, conta.

Eu já tinha toda a programação, a hora que eu ia pegar o carro, o horário dos hotéis, e tive que mudar horário de aluguel de carro e isso gera, querendo ou não, um custo, por alterar a programação toda“, acrescenta.

Leia mais sobre Economia:

Novo PAC: governo federal investe R$ 47,2 bi em obras no Amazonas; veja valores
Drex: entenda o que é, como vai funcionar e o que dizem especialistas sobre o real digital
ICMS Verde incentiva produção sustentável e preservação da floresta
Braga deixa de fora progressividade no Plano de Trabalho da Reforma Tributária no Senado
Preocupações

O jornalista Eduardo Figueiredo tem voos programados para setembro deste ano e vê, com preocupação, a mudança nos horários, que ainda não aconteceram. A viagem foi programada para um fim de semana e as alterações podem impactar em compromissos de trabalho do profissional.

Comprei a passagem com retorno na madrugada de um segunda-feira, justamente para dar tempo de chegar e seguir para alguns compromissos. Com essa impossibilidade de chegar em Manaus entre 4h da manhã e meio-dia, provavelmente perderei algum dia da viagem ou precisarei reagendar esses compromissos“, explica.

A também jornalista Ívina Garcia precisou “correr” para adquirir uma passagem, com receio de possíveis mudanças em valores dos trechos diante da suspensão de pousos e decolagens no aeroporto por oito horas.

Tenho um compromisso no Rio de Janeiro em novembro e quando fiquei sabendo das mudanças, me adiantei par comprar logo minha passagem, porque imagino que os tíquetes das companhias aéreas devem ficar mais caros com essa restrição de horário, por só poder pousar ou decolar durante à tarde ou noite“, afirma.

Remarcações

Segundo a diretora-presidente da Concessionária dos Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, as companhias aéreas se comprometeram a não vender passagens para o horário e voos já programados serão remarcados. Ela explicou, ainda, que a obra visa, também, a segurança no pouso e decolagem de voos.

Em relação à pista de pouso e decolagem, em março desse ano, tivemos evento de manutenção não-programada com necessidade de intervenção no asfalto, impactando a operação. É isso que precisamos evitar. Essas obras, portanto, são necessárias para garantir a continuidade operacional e a segurança dos pousos e decolagens”, disse Strougo.