Complexo turístico do Ver-o-Peso será reformado para COP30 em Belém

Complexo do Ver-o-Peso, cartão-postal de Belém (Oswaldo Forte/Agência Belém)

14 de julho de 2023

20:07

Daleth Oliveira – Da Revista Cenarium

BELÉM (PA) – O cartão postal de Belém, capital paraense, o Ver-O-Peso, recebeu na quinta-feira, 13, visita técnica da Prefeitura de Belém e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para iniciar os preparativos da reforma dos pontos turísticos da cidade que vai receber a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, em 2025.

Além do complexo, os técnicos também visitaram outros locais importantes da metrópole, como a rua dos Mercadores, o Bondinho, a Feira do Açaí e o Boulevard da Gastronomia, que fazem parte do centro histórico da cidade.

A arquiteta Débora Leite, que compõe o Comitê Gestor da COP30 da Prefeitura de Belém, destacou a importância da ação. “A visita incluiu técnicos do Iphan nacional, do Pará, Secretaria de Urbanismo (Seurb) e a equipe da COP30 da Prefeitura de Belém. Nós estamos aqui para trazer à tona e resgatar a história da nossa cidade”, informou a especialista.

O projeto do Complexo do Ver-o-Peso engloba reforma no estacionamento, feiras, mercados de carne e peixe, Feira do Açaí e a Pedra do Peixe (Reprodução/Ascom/Seurb)

O arquiteto Daniel Sombra, diretor de Projetos e Obras do Iphan em Brasília, ressaltou que a reforma do espaço deve melhorar as condições de trabalho no mercado. “Estamos somando forças para analisar a grande intervenção que será realizada no Ver-o-Peso. É um lugar emblemático e com vários valores arquitetônico e cultural. A reforma e readequação desse espaço é para dar melhores condições de trabalho, além de preparar Belém para a COP30 em novembro de 2025”.

logicpro-cenarium
Melhorias no centro histórico

Durante a visita, também foi destacado o progresso das obras do Boulevard da Gastronomia e a expectativa de resgatar todo o centro histórico de Belém, não apenas para os participantes da COP30, mas também para todos os visitantes.

“Estamos com as obras do Boulevard da Gastronomia em ritmo acelerado e com a reforma do Ver-o-Peso iremos ter um grande resgate de todo esse centro histórico não só para quem vem para a COP30, mas para todos os frequentadores”, informou o titular da secretaria de urbanismo, Deivison Alves.

Equipes percorreram diversos pontos do Complexo do Ver-o-Peso e do Centro Histórico de Belém (Reprodução/Ascom/Seurb)
Licitação em breve

Após a visita, a equipe se reuniu na Secretaria Municipal de Urbanismo para alinhar detalhes do projeto, processo licitatório e plano de trabalho para o Complexo do Ver-o-Peso. A superintendente do Iphan no Pará, Cristina Vasconcelos, enfatizou a importância de alinhar as ações e projetos relacionados à COP30.

Complexo do Ver-o-Peso é reconhecido mundialmente e é um dos principais pontos turísticos de Belém. A reforma do espaço é aguardada com entusiasmo pelos feirantes e pela sociedade, visando melhorias e destacando o que a cidade tem de melhor.

(*) Com informações da Agência Belém