Criações de artistas da Amazônia ganham protagonismo no RJ

Carro alegórico de São Jorge lutando com o dragão foi assinado pelo parintinense Alex Salvador para a Vila Isabel (Reprodução/ Instagram)

21 de fevereiro de 2023

15:02

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – As produções de artistas de Parintins, município localizado a 369 quilômetros de Manaus, no Amazonas, foram destaques no desfile das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro nessa segunda-feira, 20. Os carros alegóricos representando São Jorge lutando contra o dragão e outra alegoria homenageando o Festival Folclórico de Parintins foram assinados pelo parintinense Alex Salvador, para a Vila Isabel, e receberam elogios nas redes sociais.

A Vila Isabel, comandada pelo carnavalesco Paulo Barros, foi a terceira a desfilar. Com o enredo “Nessa Festa Eu Levo Fé”, a escola cantou as festividades de origem religiosa. A escultura representando o “santo guerreiro” era articulada e tinha efeito espelhado. O dragão enfrentado pelo santo soltava fumaça.

Leia também: ‘Foi na base da coragem e determinação’, diz presidente da Aparecida sobre vitória em 2023

Veja o vídeo:

Um dos carros alegóricos assinado por Alex Salvador representou São Jorge lutando com um dragão. (Reprodução/ TV Globo)

A Vila Isabel também destacou os bois-bumbás de Parintins, Garantido e Caprichoso, em outro carro assinado por Salvador. Os bois foram representados juntos a uma escultura de um indígena segurando uma estrela e um coração, símbolos das agremiações. Na frente da alegoria ainda havia duas alas, cada uma representando cada um dos bumbás.

Leia também: Encontro das Águas, onça-pintada e tucumã: foliões apostam em referências à Amazônia

Carro alegórico da Vila Isabel homenageou os bois-bumbás do Festival Folclórico de Parintins. (Divulgação)

À AGÊNCIA AMAZÔNIA, Alex Salvador contou que já trabalha há dez anos no Carnaval carioca e já assinou outros carros. Para a Vila Isabel, ele atuou com uma equipe de 15 outros artistas do município amazonense. Ele explica ver um diferencial no trabalho dos parintinenses.

Existe um grande diferencial, porque esse sistema de movimentos é uma coisa exclusivamente de Parintins, os movimentos manuais. A gente sabe que existe pelo mundo todo outros artistas e técnicos que fazem esse tipo de animatronics, mas o sistema de Parintins, dos artistas, é único, porque é uma coisa manual“, contou.

Salvador falou, ainda, que vê um protagonismo das criações de artistas parintinenses no Carnaval em outros lugares do Brasil. “A gente sabe que praticamente todo canto do Brasil, onde tem Carnaval e que tem peças articuladas, você percebe que ali tem um artista parintinenses envolvido”, declarou.

Alex Salvador e a equipe em frente ao carro alegórico dos bois-bumbás. (Arquivo Pessoal)

Repercussão

Nas redes sociais, transbordaram elogios aos carros alegóricos. O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), exaltou o trabalho dos artistas.

“De Parintins para o mundo! Artistas parintinenses brilharam no Carnaval do Rio de Janeiro. A @unidosdevilaisabel trouxe um carro homenageando @boicaprichoso e @boigarantido. Além disso, a alegoria mais bonita do desfile é obra de Alex Salvador, de Parintins. Itens do Caprichoso também foram destaque no desfile da @beijafloroficial. Obrigado às escolas pela referência a nossa cultura”, disse ele.

Publicação do governador do Amazonas, Wilson Lima. (Reprodução/ Instagram)

O influenciador Hugo Gloss comparou o carro de São Jorge com o cavalo de brilhantes da capa do mais recente CD da cantora Beyoncé. “Beyoncé já pode vir ao Brasil com a turnê de #Renaissance, que o cavalo tá pronto! Ainda chocado com esse carro alegórico da Vila Isabel!”, elogiou, também.

Alex Salvador disse que se sente lisonjeado com os elogios. “A gente sente lisonjeado de ter um trabalho comentado, a gente sabe que existe ali muito esforço, muita dedicação”, complementou.