Encontro das Águas, onça-pintada e tucumã: foliões apostam em referências à Amazônia

Foliões aproveitam o Carnaval para usar e abusar da criatividade. (Reprodução/ Twitter e Instagram)

20 de fevereiro de 2023

11:02

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O Carnaval é uma oportunidade para extrapolar a criatividade. É quando os foliões aproveitam para usar e abusar dos brilhos, paetês e tintas, se inspirando em personagens e até mesmo “memes”. Com os amazônidas não foi diferente, já que alguns escolheram fazer referência à região amazônica.

É o caso da manauara Eduarda Coelho, a @mescoelhinho. No Twitter, a estudante de Jornalismo mostrou como combinou a fantasia em alusão ao Rio Amazonas, em Manaus, com o namorado. Com uma roupa metade marrom-claro e metade marrom escuro, referência ao Rio Solimões e Rio Negro, respectivamente, ela se inspirou no fenômeno hidrológico conhecido como Encontro das Águas.

Paraense quando conhece o Encontro das Águas fica apaixonado, não tem jeito“, publicou, mostrando o figurino que também tinha imagens de embarcações e de um boto cor-de-rosa.

Leia também: Construção do bumbódromo de Parintins marca legado cultural de Amazonino Mendes

À REVISTA CENARIUM, Eduarda afirmou que a inspiração surgiu a partir de uma trend (tendência) na qual uma mulher se fantasiava de Estátua da Liberdade, o monumento localizado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Porém, como nortista, não se identificou com a fantasia e resolveu regionalizá-la.

Fiquei pensando como poderia reproduzir uma versão que contemplasse nossos pontos turísticos, cheguei até o Encontro das Águas, por ser extremamente simbólico e algo que eu conseguiria fazer horas antes do bloco. Resolvi colocar umas imagens dos botos, dos barquinhos que circulam por ali e a plaquinha usada pelo meu namorado fazendo referência ao rio, fechou o combo casal nortista“, explicou.

https://twitter.com/mescoelhinho/status/1627200886362583040
(Reprodução/ Twitter)

A influenciadora Larissa Saldanha também aproveitou o Carnaval para homenagear um animal muito conhecido na Amazônia: a onça-pintada. Foram cinco horas de pintura corporal. A produção foi feita pelo marido da influenciadora, o tatuador Jefferson Negrão. “Esse foi o resultado depois de cinco horas me pintando. O que acharam desse resultado? Eu tô passada com o resultado”, disse ela no Instagram.

Leia também: Netflix lança 2ª temporada de ‘Cidade Invisível’ e produtores do AM avaliam impacto na cena local

(Reprodução/ Instagram)

De Manaus, Sales Souza e a namorada, Giovana Gomes, usaram plaquinhas em referência à culinária e fauna amazônicas. Uma das plaquinhas diziaTucumã e a outra Cadê o tucumã da minha tapioca?. Outra inspiração foi um peixe muito temido encontrado na Amazônia, a piranha.Caiu na rede é…” dizia a plaquinha usada por Giovana, enquanto de Sales foi confeccionada com “Piranha“.

Sales Souza e a namorada, Giovana Gomes (Reprodução/ Instagram)