Defesa Civil Nacional mobiliza equipes para dar apoio em área de deslizamento de terra em Manaus

(Ricardo Oliveira/Agência Amazônia)

13 de março de 2023

12:03

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – A Defesa Civil Nacional, órgão do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, mobilizou equipes com agentes nesta segunda-feira, 13, para prestar apoio necessário no bairro Jorge Teixeira, na Zona Leste de Manaus, local que foi cenário de uma tragédia com oito vítimas, na noite desse domingo, 12.

“A Defesa Civil Nacional está em articulação com o governo do Estado e equipes com agentes já estão mobilizadas para prestar o apoio necessário”, comunicou o órgão, por meio de uma publicação no perfil oficial da Defesa Civil no Twitter.

Na manhã de domingo, 12, a Defesa Civil Municipal emitiu alerta de fortes chuvas na capital. Segundo dados da Defesa, a média de chuva nas últimas 24 horas foi de 97,2 milímetros (mm). Na zona Leste, área onde ocorreu a tragédia, foram registrados 102,6 mm de chuva. Segundo o órgão, o mês de março é considerado o mais chuvoso, com média de 251 mm.

Leia mais: Prefeito de Manaus anuncia calamidade pública após deslizamento de barranco
Deslizamento atingiu 11 casas no Jorge Teixeira, em Manaus (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Desde as primeiras horas da tragédia, o Corpo de Bombeiros do Amazonas, agentes da Prefeitura de Manaus e voluntários realizaram o resgate de três pessoas com vida e deram apoio para a remoção dos mortos, que foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para identificação. Quatro adultos, sendo dois homens e duas mulheres e quatro crianças, sendo três meninos e uma menina, foram retirados dos escombros sem vida.

Veja imagens da tragédia (Fotos: Ricardo Oliveira/Assessoria/Marcela Leiros):

Segundo o Corpo de Bombeiros, não há informação de desaparecidos. Ainda pela manhã, esquipes estiveram no local fazendo a remoção de barro, em busca de outras pessoas, mas ninguém foi encontrado. O governador do Estado, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, David Almeida, estiveram no local ainda durante a madrugada.

Conforme informações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais/MCTI (Cemaden), no momento há um alerta nível alto para deslizamento de terra em Manaus. Por conta disso, outras famílias foram retiradas do entorno do acidente e colocadas em abrigos temporários montados pela Prefeitura.