Desembargador do AM usa fundo falso em sessão e assunto vira meme nas redes sociais

A situação virou piada nas redes sociais do país todo. (Arte: Isabelle Chaves)

03 de fevereiro de 2022

17:02

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – O Desembargador do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Yedo Simões, passou por um momento inusitado durante a Sessão das Câmaras Reunidas, na última quarta-feira, 02. Durante a sessão que aconteceu por meio de videoconferência, o que parecia uma bonita biblioteca atrás de Yedo mostrou-se como painel falso.

Isso porque aos 43 minutos da sessão – que pode ser vista na íntegra aqui-, o desembargador, acidentalmente, esbarra na, até então, estante de livros, quando se afasta para trás e o painel tomba.

Ao perceber a situação, o desembargador se levanta de sua cadeira, reposiciona o fundo falso e deixa o local em que estava.

O momento inusitado aconteceu enquanto a desembargadora Carla Reis falava com os demais pares da casa jurídica. Yedo ficou cerca de 3 minutos fora da sessão e após o tempo retornou a sua cadeira, enquanto o painel permaneceu no lugar de antes.

A reunião, que durou mais de três horas, ignorou o fato ‘extra’ ocorrido com Yedo e seguiu, normalmente. Veja abaixo o vídeo:

Vídeo mostra momento exato em que painel falso de desembargador cai (Reprodução)

Tribunal diz que painel não é falso

A REVISTA CENARIUM procurou o Tribunal que afirmou, por meio de nota, que não se trata de “fundo falso”, mas sim, de um painel com imagens de livros.

“Assim como poderia ter escolhido com qualquer outra imagem –, para preservar a intimidade de seus familiares que, eventualmente, precisem transitar, no entorno, quando está participando das sessões remotas do Tribunal, já que se encontra trabalhando em home office, em sua residência”, diz a nota.

A nota defende também que o magistrado ressaltou não ver qualquer conduta a merecer reprovação. “O painel virou e ele, simplesmente, o levantou e o reposicionou no lugar”, finalizou.

Momento virou ‘meme’ nas redes sociais

E não demorou muito para o vídeo render e viralizar nas redes sociais. Internautas repercutiram o assunto, e, como é comum na internet brasileira, o assunto virou meme.