El Niño aumenta temperatura em Manaus e sensação pode chegar a 49ºC

Homem bebendo água. (IStock)

23 de agosto de 2023

13:08

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O morador de Manaus acordou com uma expectativa preocupante nesta quarta-feira, 23: a previsão de que a sensação térmica na cidade poderá chegar a 49°C. A informação meteorológica foi divulgada pelo site Climatempo, que apontou, ainda, que a temperatura poderá se aproximar a 38°C, um recorde neste ano. À REVISTA CENARIUM, o meteorologista e consultor ambiental Paulo Guimarães explicou o motivo destes números alarmantes: o fenômeno El Niño, consequência das mudanças climáticas.

El Niño é um fenômeno climático de escala global, que altera o clima do planeta, impactando na circulação dos ventos na região do Oceano Pacífico. Ele aquece ou resfria as águas acima do normal e isso altera a temperatura do ar, impactando, também, na circulação dos ventos, influenciando na temperatura ou no volume de chuva em uma determinada localidade.

O vento transporta energia, calor e água, então quando eu tenho pouca água, posso ter temperatura alta, e quando tenho muita água, posso ter temperatura baixa ou amena. Tudo passa pela circulação dos ventos, porque ele transporta calor e umidade, alterando a circulação“, explica Paulo Guimarães, acrescentando, ainda, que até a atualidade, a ciência meteorológica pouco sabe sobre o fenômeno.

No Amazonas, mulher se protege do sol com guarda-chuva (Ricardo Oliveira/Cenarium)
Fenômeno anual

O meteorologista elenca, ainda, que o El Niño se instalou de maneira anormal em julho deste ano, já que, geralmente, ocorre próximo do final do ano. Segundo Paulo Guimarães, os modelos de previsão climática mostram que ele se intensificará no verão do próximo ano, que inicia em 21 de dezembro deste ano.

Quanto ao calor quase extremo que tem feito em Manaus — no domingo, 20, a capital amazonense registrou o dia mais quente do ano, com 37,4ºC — este não ocorreria se não fosse o fenômeno climático, mesmo com as altas temperaturas registradas na Região Norte neste período do ano.

Temperaturas altas na Região Norte, principalmente, ocorrem todo ano juntamente com a sensação térmica. O El Niño apenas intensifica esses valores. Não precisa haver El Niño para que possamos ter temperaturas e sensações térmicas altas. Como falei, ela apenas intensifica, deixando o ambiente em condições climáticas extremas“, explica.

Mudanças climáticas

Uma análise do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgada nesta semana apontou que há regiões do Brasil onde a tendência de temperaturas máximas já está até 3°C acima do que era registrado na década de 1960. Regiões do Norte e Nordeste apresentam uma concentração elevada de áreas, com “significativo crescimento da tendência de temperatura máxima“.

Outra pesquisa, publicada em 2021, na revista Communications Earth & Environment (do grupo Nature), apontava que a crise do clima, somada ao desmatamento da Amazônia, poderia levar milhões de brasileiros ao estresse térmico, especialmente na Região Norte.

Como se cuidar no calor

O Ministério da Saúde alerta que, com a alta temperatura, cuidados devem ser tomados para evitar problemas de saúde. Veja abaixo alguns deles:

  • Hidratação: beber bastante água ao longo do dia para manter o corpo hidratado. Além disso, consumir alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.
  • Vestimenta adequada: Usar roupas leves, soltas e de cores claras, que ajudam a refletir a luz solar e a manter o corpo mais fresco.
  • Proteção solar: aplicar protetor solar para proteger a pele dos raios solares. Usar chapéus e óculos de sol para proteger a cabeça e os olhos.
  • Evitar atividades intensas: nos horários mais quentes do dia, evitar atividades físicas intensas. Optar por exercícios leves durante as partes mais frescas do dia.
  • Ficar em ambientes frescos: permanecer em locais com ar-condicionado, ventiladores ou sombras sempre que possível. Evitar a exposição direta ao sol nas horas mais quentes.
  • Alimentação leve: preferir refeições leves, como saladas, frutas, legumes e alimentos com alto teor de água. Evitar refeições pesadas e quentes, que podem aumentar o desconforto térmico.
  • Ventilação: manter as janelas abertas para permitir a circulação de ar em sua casa. Usar ventiladores para ajudar a manter o ar em movimento.
  • Acessórios refrescantes: usar lenços ou toalhas úmidas no pescoço ou pulso para ajudar a resfriar o corpo