‘Ela nunca plantou um pé de couve no Amazonas’, diz cientista sobre título a Michelle Bolsonaro

Michelle Bolsonaro, agora, é cidadã do Amazonas pela propositura da deputada estadual Débora Menezes (Isac Nóbrega/Reprodução)

26 de abril de 2023

21:04

Mencius Melo – Da Agência Amazônia

MANAUS – Após votação que garantiu a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) o título de “Cidadã do Amazonas”, pela Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), via Projeto de Lei N° 181/2023, de autoria da deputada estadual Débora Menezes (PL), na manhã desta quarta-feira, 26, a repercussão sobre o tema ganhou as redes sociais, já que Michelle anda às voltas com o “caso das Arábias”, envolvendo a questão das joias presenteadas ao Estado brasileiro e por, segundo internautas, não ter feito nada pelo Amazonas.

A AGÊNCIA AMAZÔNIA entrevistou um especialista para avaliar a honraria concedida na propositura da deputada bolsonarista. O sociólogo do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Amazonas, Luiz Antônio, criticou, duramente, a concessão: “Os resquícios do bolsonarismo no Amazonas ainda estão presentes e esses amigos do Bolsonaro se sentem à vontade em aparelhar o Estado, concedendo um título que, embora legal, não dá conta de responder aos quesitos que exige, por exemplo, uma clara e evidente contribuição da homenageada ao Estado do Amazonas”, detalhou.

Deputada pelo PL, Débora Menezes foi a autora do projeto que concedeu cidadania amazonense a Michelle Bolsonaro (Hércules Andrade/Reprodução)

Para o cientista social, a concessão não tem amparo na realidade: “Michelle Bolsonaro nunca fez, absolutamente nada, pelo Amazonas, ela nunca plantou um pé de couve no Amazonas. Nunca se posicionou aos interesses do Estado ou da Região Norte. Nunca se posicionou frente às condições de existência da população amazonense”, disparou. “Mas não é de estranhar, porque o Bolsonaro ganhou essa horaria também, justo ele que transformou Manaus e o Amazonas em um laboratório na pandemia”, criticou.

Internautas não perdoaram a concessão e passaram a ironizar o título dado a ex-primeira-dama (Montagem: Thiago Alencar/Agência Amazônia)

Filha do Menezes

O sociólogo faz uma análise da conjuntura política passada para explicar o desempenho de candidatos e candidatas a cargos eletivos. “Não podemos esquecer que a deputada Débora Menezes foi eleita no final dessa onda bolsonarista e por ser filha do Coronel Menezes, que foi candidato ao Senado. Coronel Menezes é outro que não fez absolutamente nada pelo Amazonas. O que ele fez de relevante? Nada”, questionou e respondeu em seguida Luiz Antônio.

Na internet, não faltaram críticas e ironias à honraria concedida a ex-primeira-dama, nas redes sociais. “Vai ter entrega de alguma joia ou um cheque para depositar?”, questionou um internauta no Twitter. “A deputada Débora Menezes, filha do Coronel Menezes conseguiu! PL aprovado. Michele Bolsonaro é cidadã amazonense. Qual será a joia que ela ganhará quando vier receber o título!?”, também ironizou outro usuário da rede: “Tá fácil assim conseguir título de cidadão amazonense? Eu já quero o meu!”, debochou o internauta.

O caso das joias árabes serviu de pano de fundo para as críticas à honraria dada à esposa de Bolsonaro (Montagem: Thiago Alencar/Agência Amazônia)