Eleições: ‘Maior arco de aliança em Manaus’, diz Wilson em evento com Cidade

Wilson Lima (a esquerda) e Roberto Cidade (Composição: Wesley Santos/Revista Cenarium)

16 de março de 2024

15:03

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – O governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), afirmou neste sábado, 16, durante o evento de posse do deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil) como presidente do partido em Manaus, que a sigla vai formar um grande arco de aliança para as próximas eleições à Prefeitura da cidade. Lima citou o apoio de Coronel Menezes, que pertence ao Partido Liberal (PL) do ex-presidente Jair Bolsonaro.

O evento aconteceu na quadra da Escola de Samba Mocidade Independente de Aparecida, na Zona Sul de Manaus, onde uma multidão de apoiadores se fez presente. Além de Coronel Menezes, Débora Menezes e Delegado Péricles, ambos do PL, também estiveram ao lado de Wilson Lima e de Cidade no evento.

O que nós estamos construindo é também o maior arco de aliança na cidade de Manaus. E eu quero fazer um registro e agradecer a presença do Coronel Menezes, que também está conosco nessa caminhada. E aqui nesse partido, aqui nessa família, todos são bem-vindos. Todos aqueles que querem contribuir com a cidade de Manaus, com melhores dias para o Estado do Amazonas“, disse o governador.

Leia também: Dois municípios do Amazonas terão novos campi de Institutos Federais, anuncia Governo Lula
Wilson Lima (a esquerda) e Roberto Cidade; união e diálogo foram as palavras dos discursos. (Reprodução/Instagram @wilsonlimaam)

O deputado estadual, agora presidente do União Brasil em Manaus, confirmou a vontade de ser pré-candidato à Prefeitura de Manaus, mas se colocou à disposição da decisão da sigla.

Quero dizer para vocês aqui. Aceito o desafio do governador, de ser presidente do União Brasil municipal, aceito o desafio de me preparar para colocar o meu nome à disposição, se for assim, da decisão desse grupo político liderado pelo governador Wilson Lima, ser sim pré-candidato a prefeito de Manaus. Quero dizer para vocês: a política se faz com união, já diz o nome do nosso partido“, disse o deputado.

Multidão esteve presente no evento. (Reprodução/Instagram @wilsonlimaam)
Leia também: Iphan e Implurb embargam obra irregular da Cacau Show no Amazonas
Presença

Também participaram do evento o presidente da Associação Amazonense de Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, assim como os deputados estaduais Adjuto Afonso, Alessandra Campelo, Débora Menezes, Mário Cesar Filho e Fausto Júnior.

Vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Caio André (Podemos), e Capitão Carpê (Republicanos), estiveram presentes. Um dos homenageados no discurso de Wilson Lima foi o vereador Marcelo Serafim (PSB). A surpresa do evento foi a subida de Coronel Menezes no palanque.

As palavras principais do discurso do governador Wilson Lima foram “união” e “diálogo”. “Tem algumas qualidades que são importantes no grupo que a gente construiu e está construindo. Eu não falo somente do União Brasil, mas falo dos outros partidos e das outras lideranças políticas que estão nesse projeto. Primeiro: é a determinação de trabalhar com compromisso com o povo do Amazonas, todos nós que estamos aqui são pessoas que tem uma história de vida de batalha, de luta e de entrega“, disse.

Governador Wilson Lima em discurso no evento. (Reprodução/Instagram @wilsonlimaam)
Alinhamento

Desde que manifestou o desejo de disputar as eleições municipais de 2024, Roberto Cidade tem participado ativamente das agendas do governador do Amazonas, que já teceu elogios ao deputado estadual. Um sinal do alinhamento entre ambos foi quando Wilson Lima exaltou a postura do parlamentar na oportunidade em que Cidade atuou como governador em exercício em janeiro deste ano.

Conforme mostrou a REVISTA CENARIUM nessa sexta-feira, 15, Roberto Cidade e Wilson Lima participaram de um evento público — o lançamento do 57º Festival Folclórico de Parintinsao lado de outro nome do PL: o deputado federal Capitão Alberto Neto, também pré-candidato à sucessão do atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante). 

Em vídeo publicado nas redes sociais, Cidade aparece, num primeiro momento, sentado ao lado do apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro e atrás do mandatário estadual, na plateia do Teatro Amazonas, onde ocorreu o evento cultural. Em outros registros, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) e o parlamentar federal aparecem no palco, desta vez junto a Wilson Lima.

Veja vídeo abaixo:

Tanto Roberto Cidade quanto Capitão Alberto Neto integram a base de apoio a Wilson Lima. O próprio governador afirmou que é natural que ambos tenham o desejo e aspiração para serem candidatos.

No PL, partido de Jair Bolsonaro, o deputado federal diz ter o compromisso da sigla para lançá-lo à disputa. Há expectativa de que o ex-presidente participe do lançamento da pré-candidatura do correligionário do Amazonas que, pelo menos num primeiro momento, poderá ter Coronel Menezes. Menezes, no entanto, deu sinais que a chapa ‘puro-sangue’ pode não vingar, conforme declarou em entrevista recente à BandNews Difusora

“Foi uma decisão dele numa conversa que tivemos e esse é o desenho do momento. Todos nós três já sentamos (Jair Bolsonaro, Menezes e Alberto Neto) e já definimos a chapa. Agora tem forças ocultas tentando colocar areia no sapato”, reconheceu. 

David quer PL

O prefeito David Almeida busca apoio para a reeleição. Na última semana, ele se reuniu com o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, em Brasília (DF), o que abriu a possibilidade do político ter se filiado à sigla. A informação foi mal digerida por aliados de Bolsonaro no Amazonas. 

Em 2021, Menezes articulou visita de Almeida ao então presidente Jair Bolsonaro para buscar recursos (Divulgação/Prefeitura de Manaus)

Horas depois, Almeida confirmou que foi a Brasília e disse que dialogou com seis partidos para buscar apoio político neste ano de eleição, mas negou que tenha assinado ficha de filiação ao PL e disse, ainda, que prossegue no Avante. 

Revisado por Gustavo Gilona