Eleições Manaus: entenda por que PDT desistiu de David e seguiu com Cidade

Da esquerda para direita: David Almeida, Luiz Castro e Roberto Cidade (Composição de Weslley Santos/Agência Cenarium)

09 de abril de 2024

00:04

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Depois de fechar acordo interno para apoiar a pré-candidatura à reeleição de David Almeida (Avante) à Prefeitura de Manaus, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) anunciou publicamente, no sábado, 6, apoio ao pré-candidato Roberto Cidade (União Brasil), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). À AGÊNCIA CENARIUM, o presidente estadual do partido, Luiz Castro, explicou o porquê da troca.

De acordo com o dirigente, Almeida tentou impor a filiação de dois vereadores com mandato para se filiarem junto à sigla. Os parlamentares seriam Professor Samuel, que saiu do Partido Liberal (PL) e deve anunciar nova sigla durante sessão da Câmara Municipal de Manaus (CMM) na terça-feira, 9, e Alonso Oliveira, que pertence ao Avante.

“As condições impostas pelo prefeito David [Almeida] não foram compatíveis com o que o nosso partido precisa nesse momento, tanto em termos de defesa quanto em termos de propostas da nossa competitividade de eleger vereadores do próprio PDT. Havia uma solicitação de que nós abrigássemos um vereador, e isso já não era fácil, porque criava um desconforto interno. Depois, houve uma tentativa de imposição de dois vereadores com mandato. Isso tornou inviável qualquer tipo de entendimento”, disse à reportagem nesta segunda-feira, 8.

Luiz Castro quer emplacar vereadores na CMM (Arquivo/Divulgação)

Castro enfatizou que o veto não envolveu questões pessoais com os nomes da base de David Almeida na CMM, mas que a possível entrada de Samuel e Alonso no PDT gerou desconforto entre os pré-candidatos e representaria uma falta de perspectiva na eleição dos nomes da sigla que tentarão uma vaga no parlamento municipal. De acordo com o político, o partido pretende eleger três vereadores nestas eleições.

“Não é nada pessoal com esses vereadores, não há nenhuma animosidade. O veto não é a pessoa deles. Na verdade, surgiu um grande desconforto em relação aos dois terem que entrar ao mesmo tempo no PDT e serem candidatos. Isso não foi bem acolhido pelo todo do partido (…) Em relação ao professor Samuel, ele vem do PL e o nosso partido não é apoiador do Bolsonaro”, destacou o presidente estadual do PDT.

Acolhida

Luiz Castro definiu o diálogo com Roberto Cidade como uma “acolhida muito fraterna” e ressaltou que não houve nenhum tipo de imposição feita aos diretórios municipal e estadual. Ainda de acordo com o presidente estadual do PDT, a sigla deve incorporar propostas junto ao plano de governo do pré-candidato do União Brasil.

“Nós dialogamos sobre plano de governo, propostas que queríamos incorporar na governança para Manaus e não houve nenhuma imposição de aceitar vereadores com mandato. Nós tivemos uma ambiência de diálogo bem melhor com o Roberto Cidade. Não poderíamos deixar os nossos pré-candidatos desmotivados, sem a perspectiva de serem eleitos”, afirmou Castro.

Anúncio

No último sábado, 6, o presidente do Diretório Municipal do PDT em Manaus, Cláudio Machado, e o presidente estadual do partido, Luiz Castro, anunciaram, por meio de nota, apoio à pré-candidatura de Roberto Cidade na disputa pela Prefeitura de Manaus.

O comunicado também confirmou a pré-candidatura do médico indígena Israel Tuyuka a prefeito de São Gabriel da Cachoeira, que inicialmente havia sido indicado como pré-candidato ao Executivo da capital amazonense.

Leia na íntegra a nota do PDT Manaus/Amazonas:

“Nós, do Partido Democrático Trabalhista (PDT), comunicamos oficialmente a retirada do pré-candidato indígena Dr. Israel Tuyuka da corrida pela Prefeitura de Manaus, que anunciou sua pré-candidatura para prefeito de sua cidade natal, São Gabriel da Cachoeira. Essa decisão foi uma escolha pessoal do pré-candidato. Com isso, iniciamos um diálogo com lideranças de outros partidos que nos procuraram como David Almeida, Marcelo Ramos e Roberto Cidade, por meio de tratativas com o objetivo de avançar em um novo entendimento político. Após uma série de debates com a executiva estadual e municipal, decidimos pela convergência em declaramos apoio ao pré-candidato a prefeito Roberto Cidade, que nos fez uma proposta de compromisso para Manaus e seus munícipes. Mantemos o compromisso do PDT em alcançamos a nossa meta de elegermos vereadores(as) do partido à Câmara Municipal de Manaus. Sendo esta última a prioridade de todos nós trabalhistas. Reafirmamos que todo o processo foi conduzido com diálogo franco junto a direção Nacional do PDT”.

Leia mais: Antonio Rueda diz que Manaus é única cidade do AM sem alinhamento com Wilson Lima
Revisado por Gustavo Gilona