Em emergência por síndromes gripais, Amapá recebe 12 mil toneladas de oxigênio

Navio da Marinha do Brasil chegou ao Amapá com 12 mil toneladas de oxigênio. (Divulgação/Marinha do Brasil)

23 de maio de 2023

12:05

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS – O Amapá recebeu na manhã desta terça-feira, 23, 12 mil toneladas de oxigênio que serão utilizados em 30 novos leitos pediátricos no Hospital Universitário (HU), da Universidade Federal do Amapá (Unifap). O Estado vive situação de emergência em saúde pública, reconhecida pelo governo federal, devido ao surto de síndromes respiratórias que já vitimou seis crianças, até essa segunda-feira, 22.

O Navio de Apoio Oceânico (NApOc) “Iguatemi”, da Marinha do Brasil, saiu de Belém, no Pará, no domingo, 21, e chegou ao cais da Capitania dos Portos do Amapá, em Santana, por volta das 7h de hoje. Ao todo, o Estado vai receber 32.695 metros cúbicos de oxigênio, além de equipamentos hospitalares e um misturador de ar medicinal.

Após surto de síndromes gripais, Marinha do Brasil envia oxigênio ao Amapá (Marinha do Brasil/Divulgação)

Os novos leitos do HU atenderão crianças vítimas de síndromes respiratórias. O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostrou, no fim de segunda-feira, 22, que a rede pública estadual tinha 201 crianças internadas, sendo 36 em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

Seis crianças morrem por síndromes gripais no Amapá; mais de 200 estão internadas
Amapá entra em emergência após surto de síndromes gripais em crianças
Amapá vai receber oxigênio e equipamentos hospitalares para conter síndrome gripal infantil

Emergência

O governo federal, por meio do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), reconheceu, nesta terça-feira, 23, situação de emergência em 16 municípios do Amapá por causa do surto de doenças infecciosas virais no Estado. No dia 13 deste mês, o governo estadual já havia decretado a situação.

A Portaria 1.747 foi publicada nesta terça-feira no Diário Oficial da União (DOU) e assinada pelo secretário nacional de proteção e Defesa Civil, Wesley de Almeida Felinto. Nessa segunda-feira, 22, o Governo do Amapá confirmou que subiu para seis o número de crianças mortas na emergência em saúde pública.

Veja os municípios em situação de emergência:

  1. Amapá
  2. Calçoene
  3. Cutias
  4. Ferreira Gomes
  5. Itaubal
  6. Laranjal do Jari
  7. Macapá
  8. Mazagão
  9. Oiapoque
  10. Pedra Branca do Amapari
  11. Porto Grande
  12. Pracuuba
  13. Santana
  14. Serra do Navio
  15. Tartarugalzinho
  16. Vitória do Jari

Conforme mostrou a REVISTA CENARIUM, o Estado enfrenta há dez dias um surto de síndromes gripais na população infantil. Os últimos óbitos foram registrados no fim de semana: dois bebês, de 8 e 2 meses. 

Os leitos de UTI da rede pública estadual estão lotados e número de internações em enfermarias pediátricas aumenta a cada dia. Entre as medidas anunciadas pelo Governo do Amapá está a abertura de 249 novos leitos em uma semana e a intensificação da campanha de vacinação.

Crise

O quadro de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) tem atingido, principalmente, as crianças de até 6 anos. De acordo com a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o surto é provocado pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de doenças que dificultam a chegada de oxigênio aos pulmões. O vírus circula, paralelamente, às influenzas A e B e ao Sars-Cov-2 da Covid-19.