Encontro de mulheres da América Latina e Caribe é realizado em Brasília

A CEO da Rede Cenarium Amazônia, Paula Litaiff, durante mesa de diálogo no evento (Vídeo/Reprodução)

24 de julho de 2023

21:07

Adrisa De Góes – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – Os desafios atuais das mulheres latino-americanas e caribenhas foi tema do “3° Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe” e foi realizado de sexta-feira, 21, a domingo, 23, na Universidade de Brasília (UnB). O debate teve como objetivo propostas de construção de um continente mais justo e soberano para a população feminina.

O evento contou com a participação de cerca de 1 mil mulheres de mais de 14 países. A CEO da REDE CENARIUM AMAZÔNIA, Paula Litaiff, foi uma das convidadas das mesas de diálogos e abordou o tema “Meios de Comunicação”.

“Nessa área, representamos o Amazonas no debate sobre a busca de alternativas de financiamentos para um jornalismo independente e o fortalecimento da TV pública voltada a atender a população”, disse a jornalista.

A CEO da Rede Cenarium Amazônia, Paula Litaiff, durante mesa de diálogo Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe (Ana Pastana/Revista Cenarium)

Nos debates, as participantes compartilharam experiências e discutiram uma agenda comum de lutas do movimento feminista. Houve também a elaboração de propostas para o fim da exploração e opressão contra as mulheres.

Sobre o encontro

O 3° Encontro de Mulheres da América Latina e Caribe contou com uma série de atividades, grupos de debate, marcha das mulheres e intervenções político-culturais que aconteceram no campus Darcy Ribeiro da UnB.

As edições anteriores do evento ocorreram na República Dominicana, em 2015, e no Equador, em 2018. No Brasil, o evento é organizado pelo Movimento de Mulheres Olga Benário e conta com o apoio da coordenadora das Mulheres da Secretaria de Direitos Humanos (Codim/SDH) da UnB, Roberta Cantarela.