Entidades estudantis do Amazonas convocam ato contra decisão que brecou cota regional no Sisu

Alunos na sala de aula da Ufam (Divulgação/Ufam)

29 de fevereiro de 2024

14:02

Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium

MANAUS (AM) – Entidades estudantis do Amazonas convocaram para esta sexta-feira, 1º, um protesto contra a decisão da Justiça Federal do Amazonas, que suspendeu as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) após um estudante do Distrito Federal questionar judicialmente a cota regional de 20% para estudantes que concluíram o ensino médio em escolas estaduais.

A manifestação será realizada às 16h na entrada da Ufam, localizada na Avenida Rodrigo Otávio, bairro Coroado, Zona Leste da capital. O ato foi convocado pela União Estadual dos Estudantes (UEE) e pela União Nacional dos Estudantes (UNE), juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A Universidade Federal do Amazonas, por meio de seu Conselho Universitário, torna público seu repúdio e indignação à decisão judicial que determinou a suspensão dos efeitos da Resolução nº 44/2015 do Consepe/Ufam e da Portaria nº 1589/2023, no que se refere à fixação da bonificação estadual de 20% na nota do Enem aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio nas instituições de ensino situadas no Estado do Amazonas, no âmbito do Sisu 2024,” diz a nota.

Nota de repúdio divulgada pela Ufam (Reprodução)

A ação foi movida por Caio Augustus Camargos Ferreira, que era candidato a uma das vagas do curso de Medicina, alegando que as bonificações criadas para os estudantes regionais prejudicam o ingresso de estudantes de outros Estados na Ufam. De acordo com a juíza, a Portaria nº 1589/2023, que trata da bonificação, foi considerada irracional e discriminatória, apontando que a garantia do direito está presente na Carta Magna. Além disso, também ressaltou que a demora no resultado do processo prejudica o acesso ao ensino superior.

Na quarta-feira, 28, a União Estadual dos Estudantes do Amazonas (UEE-AM) publicou uma convocação em suas redes sociais, juntamente com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Ufam, anunciando a manifestação contra a suspensão da bonificação.

“A bonificação é essencial para garantir que esses jovens tenham oportunidades justas de ingressar no ensino superior, representando um passo fundamental para a equidade educacional em nossa região”, aponta trecho da convocação.

Publicação da UEE-AM nas redes sociais (Reprodução)
Leia mais: Ufam tem inscrições do Sisu suspensas após decisão judicial
Editado por Jefferson Ramos
Revisado por Gustavo Gilona