Escola no interior de SP sofre atentado com bomba; suspeito usava símbolo nazista

Atentado em escola de São Paulo é frustrado (Mateus Moura/CENARIUM)

13 de fevereiro de 2023

16:02

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Na manhã desta segunda-feira, 13, a Escola Estadual Professor Antônio Sproesser, localizada na Chácara Primavera, em Monte Mor, interior de São Paulo, foi alvo da tentativa de atentado com bomba e arma branca. A informação foi divulgada pela Polícia Militar (PM), que confirmou também a prisão do suspeito.

Com o rapaz, que aparenta ter entre 16 e 20 anos, foram encontrados uma machadinha, um simulacro de arma de fogo (arma falsa), e uma garrafa com combustível, que seria utilizada para gerar explosões no local, além de uma braçadeira com símbolo nazista.

Segundo a Polícia Militar (PM), ele foi interceptado por volta das 8h40, nas proximidades das escolas Municipal Vista Alegre e Estadual Professor Antônio Sproesser, no bairro Jardim Vista Alegre. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o adolescente chegou a atirar o artefato por uma janela e provocou a explosão de um vaso sanitário.

Leia mais: Em dois meses, mais de 1,2 mil denúncias de violência contra a mulher foram registradas no AM, aponta Ministério da Justiça

Jovem detido por atentado usava suástica nazista em braçadeira (Reprodução)
Jovem detido por atentado usava suástica nazista em braçadeira (Reprodução)

Leia mais: FBI investiga atentado em Buffalo por motivação racial; ao menos 10 pessoas foram mortas

Histórico

O último atentado registrado no Brasil aconteceu em 25 de novembro de 2022, quando um adolescente de 16 anos entrou em duas escolas de Aracruz, no Espírito Santo, matando quatro pessoas e deixando outras 12 feridas durante o ataque armado.

O responsável pelo atentado em Aracruz também vestia uma braçadeira com símbolo nazista. Atualmente, o jovem que tinha 16 anos, na época, está internado no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Espírito Santo (Iases), em Cariacica, com pena de três anos de detenção.