Exposição ‘Amazônia’, de Sebastião Salgado, chega ao Brasil após ‘rodar’ o mundo

Exposição "Amazônia", de Sebastião Salgado (ContrastoBooks)

10 de fevereiro de 2022

08:02

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS — A exposição do fotógrafo Sebastião Salgado, intitulada “Amazônia”, chegou ao Brasil e tem estreia confirmada para a próxima segunda-feira, 14, no Sesc Pompeia, em São Paulo. Essa é a primeira vez que a exposição pisa em solo nacional após rodar o mundo e galerias de grandes cidades como o Museu Nacional de Arte do Século XXI (na tradução livre), em Roma, e a Philharmonie de Paris, na França.

Idealizada por Lélia Wanick Salgado, esposa do fotógrafo, a exposição reúne mais de 200 imagens em preto e branco de uma “Amazônia ainda pouco conhecida”. As fotos foram tiradas ao longo de sete anos de expedições fotográficas feitas por Sebastião Salgado na região.

“A exposição destaca a fragilidade desse ecossistema, mostrando como em áreas protegidas, onde comunidades indígenas, ancestrais guardiões do meio ambiente, vivem em territórios onde a floresta quase não sofreu danos”, diz a descrição da exposição nas redes sociais do próprio artista.

Leia também: ‘Amazônia’: nova exposição de Sebastião Salgado mostra uma floresta intocada

Em uma live do Conselho Nacional de Justiça, ainda em setembro de 2021, Salgado apresentou os 200 painéis fotográficos da exposição e fez um relato de uma das experiências que viveu para registrar a Amazônia que poucos conhecem.

“Pude pela primeira vez apresentar a maior cadeia de montanhas do Brasil, a Imeri. Está situada na Amazônia e os brasileiros não conhecem. A Amazônia não é só a grande planície em que os rios serpenteiam no meio. São os rios aéreos. Essa coisa maravilhosa que garante a umidade em toda a área agrícola do Centro-Oeste e do Sul do Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina. Esses rios voadores levam um volume de água colossal para o planeta inteiro. Não podemos perder a Floresta Amazônica. Ela é generosa, ela doa para todos”, disse ele na época.

“Amazônia” ficará exposta até 10 de julho na área de convivência do Sesc Pompeia, com visitação de terça a sábado, das 10h às 21h, e aos domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada é gratuita. Já a partir de 19 de julho, a exposição poderá ser visitada no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Veja algumas das fotografias de Sebastião Salgado: