Exposto, Amazonino Mendes fica menos de seis minutos em pé em convenção partidária

Amazonino Mendes durante convenção partidária (Bruno Pacheco/CENARIUM)

30 de julho de 2022

21:07

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – Exposto a riscos e a esforço físico extremo pelos familiares, o candidato ao Governo do Amazonas pelo Cidadania, Amazonino Mendes, ficou pouco menos de seis minutos em pé, discursando, antes de receber uma cadeira para sentar-se, neste sábado, 30, onde continuou a falar por mais 25 minutos com o público durante a convenção partidária da sigla com o PSDB, em Manaus.

Aos 82 anos, Amazonino tem feito uma série de atividades, em campanha eleitoral, entre viagens e participação em eventos, onde vem demonstrando extremo cansaço na presença de apoiadores. No evento deste sábado, 30, que confirmou o ex-deputado federal Humberto Michiles como vice na chapa para o Governo do Estado e contou com a presença do ex-governador José Melo (Pros), cassado por compra de votos, em 2016, Mendes não hesitou em terminar seu discurso sentado.

Sem máscara de proteção à Covid-19, mesmo após ter testado positivo para o vírus, no começo do mês de julho, Amazonino conversou com a plateia e aliados, atacou adversários políticos como o atual governador do Estado, Wilson Lima (União Brasil), e se defendeu sobre a idade avançada. “Sou velho, mas não sou velhaco. Ele é jovem, mas quem não me garante que ele não é velhaco?”, declarou Mendes, com a voz embaralhada, durante o discurso.

Amazonino Mendes sentado na convenção do PSDB (Reprodução)

“Desde o início, eu digo que essa eleição será verdadeiramente comandada pelo povo. Pela primeira vez, a gente vê o povo comandar, soberano, firme, grandioso. Um povo que não conseguem comprar. Tentam, mas não conseguem”, declarou Amazonino Mendes.

Amazonino Mendes discursando sentado durante a convenção partidária deste sábado, 30 (Bruno Pacheco/CENARIUM)

Ao final do discurso, o candidato chegou a se irritar com aliados políticos que tentaram ajudá-lo para ele se levantar da cadeira. Após negar ajuda, Mendes ficou em pé e se despediu do público que estava presente.

Veja o momento que Amazonino nega ajuda de aliados a se levantar da cadeira:

Amazonino se irritou ao receber ajuda para se levantar, neste sábado, 30, em Manaus (Bruno Pacheco/CENARIUM)

Esforço de Amazonino

Os episódios em que o ex-governador Amazonino Mendes aparece demonstrando esforço físico para se locomover têm sido constantes nestas campanhas eleitorais. No dia 4 de julho, durante a posse da nova presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), no Centro de Manaus, cenas do político com dificuldade para se levantar e sentar-se viralizaram nas redes sociais.

Veja também: Amazonino, com 82 anos, é submetido a ‘esforço físico extremo’ em evento público; assista a vídeos

Na ocasião, sempre havia uma pessoa para amparar Mendes, que a todo momento estava sendo acompanhado por um homem com um jaleco branco que, segundo funcionários do TJAM, era um médico que o acompanhava.

Amazonino Mendes em evento do TJAM, no Teatro Amazonas (Bruno Pacheco/CENARIUM)

Veja também: Amazonino é levado a interior do AM para fazer pré-campanha eleitoral e demonstra exaustão em vídeos

Quatro vezes governador do Estado, duas vezes prefeito de Manaus e uma vez senador da República, Amazonino foi levado, no dia seguinte, em 5 de julho, para o município de Itacoatiara (a 270 quilômetros de Manaus), onde fez campanha eleitoral de sua então pré-candidatura ao Governo do Estado. Mais uma vez, após viajar de jatinho, Mendes apresentou dificuldades para deixar a aeronave na cidade.

Uma semana após a viagem a Itacoatiara, Amazonino testou positivo para Covid-19, sendo a segunda infecção do político em seis meses. Em janeiro deste ano, o ex-governador também foi diagnosticado com a doença.

Estatuto do Idoso  

O artigo 26 do Estatuto do Idoso (Lei 10.741/2003) garante às pessoas com mais de 60 anos o ato de exercer uma atividade profissional, desde que isso ocorra em um ambiente de trabalho saudável e seguro, com “especial atenção às suas condições físicas, intelectuais e psíquicas para o desenvolvimento do trabalho produtivo”.

Pelo estatuto, em seu artigo 4°, está previsto que nenhum idoso será objeto de qualquer tipo de negligência, discriminação, violência, crueldade ou opressão, e todo atentado aos seus direitos, por ação ou omissão.  

Privar idosos de itens e cuidados essenciais pode incidir em prisão. O estatuto prevê como crime a conduta de colocar em risco a vida ou a saúde do idoso, por meio de condições degradantes ou privação de alimentos, ou cuidados indispensáveis. A pena prevista é de dois meses a um ano de detenção e multa.

Pesquisas

Amazonino Mendes e Wilson Lima encabeçam a luta política pelo Governo do Amazonas. Na última pesquisa nacional realizada pela Real Time Big Data, para a Record TV, publicada no dia 26 de julho, Lima e Mendes lideram a disputa pelo Estado. De acordo com o levantamento, os nomes dos postulantes empatam tanto no cenário pesquisa estimulada (quando o nome dos candidatos são citados aos entrevistados) quanto na espontânea (quando o nome dos candidatos não são apresentados).

Segundo a pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número AM-02872/2022, no cenário espontâneo, Wilson Lima apresenta 15% das intenções dos votos, assim como Amazonino Mendes que também aparece com 15% das intenções. Já no cenário pesquisa estimulada, Wilson e Mendes aparecem com 28% das intenções de votos cada.