Fita 2023: feira celebra a cultura e potencial turístico da Amazônia em Belém

Fita 2023 é realizado no Hangar, em Belém (Marcelo Seabra/Agência Pará)

16 de junho de 2023

13:06

Daleth Oliveira – Da Agência Amazônia*

BELÉM – A 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita) foi oficialmente aberta na noite dessa quinta-feira, 15, no Hangar – Convenções e Feiras, em Belém (PA) e vai até este domingo, 18, com entrada gratuita. Esta é a primeira vez que a capital paraense é o destino anfitrião do evento considerado o maior do gênero na região Norte do Brasil.

Abertura contou com show do Arraial do Pavulagem, patrimônio cultural do Pará (Marcelo Seabra/Agência Pará)

Nesta edição, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) escolheu como tema “Turismo e Bioeconomia, um novo paradigma para a Amazônia”. A escolha está alinhada com as políticas públicas do governo federal, que tem o objetivo de dar destaque às questões ambientais e climáticas, incluindo a sede da COP30 em Belém, em 2025.

“A Fita, desde a sua concepção, tem um papel fundamental de marcar a posição da Amazônia no cenário nacional e internacional do turismo, consolidando a região como referência do setor. E hoje, sob a ótica deste tema, podemos dizer que o futuro já está aqui. E ele chegou com uma economia sustentável e inovadora”, destacou o chefe da pasta, Eduardo Costa.

União dos Estados da região

Além dos expositores locais e municipais de todo o Pará, a Fita também conta com a presença de atrações de outras cidades e Estados da região. Gustavo Sampaio, presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), esteve presente na abertura e ressaltou a importância de Belém como destino turístico e a necessidade de união das federações para potencializar resultados.

“Os Estados do Norte precisam ser unidos e ouvidos nas suas demandas de malha aérea e rodoviária. A Amazônia é a região perfeita para o turismo de natureza, de aventura e ecoturismo como mecanismo para geração de emprego e renda da população”, declarou Gustavo Sampaio.

O evento conta também com painéis para discutir assuntos pertinentes ao evento e região como turismo, empreendedorismo e bioeconomia, com palestrantes de todos os Estados da Amazônia Legal. A programação completa está no site da Fita.

(*) Com informações da assessoria