Foragido há mais de um ano, condenado por estupro de irmã e prima é preso na Argentina; veja vídeo

Antes e depois de Marcos Dantas (Arte: Mateus Moura)

19 de janeiro de 2023

11:01

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Foragido desde outubro de 2021, Marcos Vitor Aguiar Dantas, 23, condenado pelo crime de estupro de vulnerável, foi preso na manhã desta quinta-feira, 19, em Mar del Plata, na Argentina. A prisão foi realizada pela Polícia Civil do Piauí, com apoio da Polícia Internacional (Interpol).

A investigação se iniciou a partir de denúncias feitas pelas redes sociais dando conta de que Marcos estaria foragido na Argentina. A partir daí, com ajuda da Polícia Federal da Argentina, os policiais iniciaram diligências, on-line e em campo, que confirmaram a localização e a identidade do procurado.

“Estamos contentes, como se um peso saísse de nossas costas”

Priscila Karine, mãe e tia das crianças abusadas
Marcos Dantas estava foragido há mais de um ano (Arte: Mateus Moura)

Leia também: Em Manaus, estudante de Medicina suspeito de abusar de quatro meninas é considerado foragido

Conforme o delegado Anchieta Nery, Marcos vivia uma nova vida, morando em área nobre. O procurado tinha emprego fixo e uma nova identidade. “A gente precisava confirmar que Pedro Saldanha, nome que ele utilizava, realmente era Marcos Vitor, foragido de Teresina. E a gente tem uma série de técnicas em meios cibernéticos ou biológico. Recebemos um apoio fenomenal do Ministério Público de Buenos Aires, da Polícia Federal Brasileira e Argentina, todo mundo se envolvia diretamente ao conhecer o caso”, declarou.

O juiz Raimundo Holland Moura de Queiroz, da 5ª Vara Criminal de Teresina, condenou Marcos Vitor Aguiar Dantas, a 33 anos, 8 meses e 7 dias de prisão em regime fechado pelo estupro de duas meninas, uma delas sua irmã.

Na época, a denúncia foi realizada por uma advogada, mãe de uma das crianças, que relatou na polícia os abusos de Marcos. Segundo depoimento, o homem morava em Manaus, onde cursava Medicina em uma faculdade particular e visitava a família em Teresina, no Piauí (PI), em datas comemorativas e férias, quando realizava os abusos.

Veja vídeo da prisão:

Momento em que Marcos Dantas é conduzido pela Interpol (Reprodução)

Leia também: No RJ, polícia prende médico anestesista acusado de estupro de vulnerável