Força Nacional vai combater crime organizado, ambiental e narcotráfico no AM

Agentes da Força Nacional (Marcelo Camargo/ Agência Brasil)

05 de janeiro de 2023

21:01

Priscilla Peixoto – Da Agência Amazônia

MANAUS – O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, autorizou, nesta quinta-feira, 5, o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em ações nos Estados do Amazonas e no Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito por meio das redes sociais.

“Autorizei o emprego da Força Nacional de Segurança em ações nos Estados do Amazonas (Operação Arpão) e Rio Grande do Sul (Terra Indígena Guarita)”, postou Flávio Dino, complementando que, no Amazonas, policiais irão dar apoio no combate ao crime organizado, narcotráfico e crimes ambientais.

No caso da Terra Indígena Guarita, estamos prorrogando até 12 de março o emprego da Força Nacional nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio. Já no Amazonas, os policiais darão apoio à Operação Arpão 1, de combate ao crime organizado, ao narcotráfico e aos crimes ambientais, na calha do Rio Negro e Solimões“, informou Dino.

Leia também: Governador do Pará, Helder Barbalho assume consórcio em defesa da Amazônia Legal

Publicação do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (Reprodução/Instagram)

Base Arpão

A Base Arpão é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), por meio do Gabinete de Gestão Integrada de Fronteiras e Divisas (GGI-F), atuando na calha do Rio Solimões, desde agosto de 2020, e integrando as ações de combate à criminalidade no interior do Estado.

Conforme dados do Governo do Amazonas, de janeiro a dezembro de 2022, os agentes da Base Arpão apreenderam 3,5 toneladas de entorpecentes, 21 toneladas de pescado ilegal, 13 embarcações, 24 armas de fogo e 1,7 mil munições, além de efetuar a prisão em flagrante de 106 pessoas pela prática de ilícitos.

Leia também: No Amazonas, presidente da Alemanha anuncia investimentos de 35 milhões de euros para o Fundo Amazônia

Para este ano, estão previstas atividades para a Base Arpão 2, que vão contribuir para os patrulhamentos fluviais na região do Rio Negro. A base está localizada no município de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), na calha do Rio Negro.

De acordo com o Estado, a “obra de reforma da Base Arpão 2 já estava com cerca de 70% concluída, no fim do ano passado. A expectativa é de que a base comece a atuar já no início deste ano“.