Governador do AM anuncia investimentos e ampliação de vagas em programa de esporte e lazer

Governador Wilson Lima durante lançamento dos editais na Faar (Diego Peres/Revista Cenarium)

03 de março de 2023

14:03

Gabriel Abreu – Da Agência Amazônia

MANAUS – Com investimento de mais de R$ 6 milhões, o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), anunciou nesta sexta-feira, 3, a ampliação e as inscrições do Programa de Esporte e Lazer na Capital e Interior, o +Pelci. Mais de 5 mil vagas estarão disponíveis em todos os núcleos espalhados pela capital e interior. As rematrículas iniciam a partir do dia 6 de março para alunos que já fazem parte dos projetos, e para novos alunos as inscrições iniciam no dia 13 de março.

Durante o evento, foi anunciado também o projeto “Amazonas nas Olimpíadas de Paris 2024” e “Formando Campeões”, que serão vinculados ao +Pelci, além da inauguração da quadra de areia da Vila Olímpica de Manaus, especialmente para a execução do projeto Mais Futevôlei nos bairros. O programa vincula os projetos Mais Futevôlei nos Bairros, Escolinhas nos Bairros e Campeões da Vila.

Nós estamos investindo desde a base até o alto rendimento. Nós estamos ampliando a quantidade de alunos atendidos pelo +Pelci, que é o nosso programa que tem 35 polos na capital e seis no interior. Vamos abrir mais 5 mil vagas, isso é importante para formação de bases, seja de futebol, seja das artes marciais ou de outra modalidade para 15 mil atendidos pelo +Pelci”, explicou o governador.

Entrega de cheques para incentivar o fisiculturismo no Amazonas (Diego Peres/Secom)

Só no projeto Campeões da Vila, que é vinculado ao +Pelci e funciona na Vila Olímpica de Manaus, serão 1.200 novas vagas para alunos entre 8 a 17 anos, em atividades como atletismo, basquete, futsal, ginástica artística e rítmica, handebol, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez. A novidade deste ano é para os atletas que tenham interesse em ingressar nas modalidades de natação (avançada), kart indoor e arco e flecha.

Com um ano de existência e, aproximadamente, 10 mil atletas atendidos, o +Pelci se torna o maior projeto socioesportivo do Brasil. Agora, com a ampliação, o programa deve atender mais de 15 mil jovens e crianças. Atualmente, o programa atende 35 núcleos na capital e seis polos nos municípios de Tabatinga, São Gabriel da Cachoeira, Humaitá, Codajás, Envira e Fonte Boa.

Inauguração da nova quadra de Futevôlei da Vila Olímpica de Manaus (Diego Peres/Secom)

Quadra de Areia

O governador inaugurou ainda uma nova quadra de areia na Vila Olímpica, que segue as medidas oficiais de campeonatos de Futevôlei para o desenvolvimento da modalidade e realização de competições. Com 9 metros de largura e 18 metros de comprimento, ela é dividida ao meio por uma rede com 2,20 metros de altura.

Catorze atletas do Amazonas possuem índices para disputar uma vaga nas Olimpíadas de Paris (Diego Peres/Secom)

Bolsa Esporte

O governador Wilson Lima anunciou ainda o pagamento do edital Bolsa Esporte Estadual 2022, que visa contribuir para formação de mais atletas amazonenses no cenário nacional e internacional. O patrocínio estadual alcançou 459 inscritos, contemplando 89 atletas, desde a base, paratletas, de alto-rendimento e alto-rendimento olímpico, que serão apresentados no evento. O novo edital será lançado, em abril deste ano, pela Fundação Amazonense de Alto Rendimento (Faar).

“Hoje, também estamos anunciando o edital do nossa Bolsa Esporte, que estará com inscrições abertas em abril. Nós temos, aqui, 14 atletas com índices pré-olímpicos, ou seja, todos os 14 atletas possuem condições de ir para as Olimpíadas de Paris no ano que vem. E a galera está se preparando, a gente sabe do quanto é complicado para se fazer uma preparação como essa. Então, meus irmãos, nós vamos trabalhar para que todos vocês estejam nas Olimpíadas de Paris. A partir de hoje, é o Governo do Estado do Amazonas que vai cuidar de vocês”, anunciou Lima.

Os 14 atletas amazonenses terão apoio de uma equipe de nutricionistas e fisioterapeutas e de outros profissionais exclusivos para acompanhar os treinos e preparação até as competições. Um deles é Caio Arcos, que está em busca de uma vaga na Natação.

“Esse investimento que veio para nós é um grupo seleto de atletas que têm a chance de ir para as Olimpíadas em 2024. Essa ajuda de custos vai proporcionar que a gente tenha mais chance de chegar lá, porque, ser um atleta de alto rendimento é caro. Nós precisamos de investimentos no nosso dia a dia para que possamos participar das competições, porque é tudo muito caro. Uma ajuda que soma muito para a gente e para os nossos resultados”, destacou Caio.