Menu

Sociedade Governador do AM garante pagamento de R$ 20 milhões para reforma de quartéis da PM no interior

Formatura de novos policiais militares no Amazonas (Diego Peres/Secom)

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS – O Governo do Amazonas vai disponibilizar R$ 20 milhões para a revitalização dos prédios usados pela Polícia Militar (PMAM) no interior do Estado. A notícia foi anunciada na manhã desta segunda-feira, 25, pelo governador Wilson Lima, durante a solenidade de formatura de 400 soldados, que aconteceu na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul de Manaus. A incorporação da nova tropa faz parte das medidas de reforço do sistema de segurança estadual.

Os novos policiais foram aprovados no concurso da corporação em 2011 e convocados pelo governo Wilson Lima em agosto de 2020. Esses novos profissionais passaram dez meses por um curso de formação teórica e prática. Durante o treinamento, o Estado investiu na preparação, capacitação e aperfeiçoamento dos novos agentes públicos.

Segundo o governador, o Estado fez justiça por homens e mulheres que se dedicaram e que assumiram compromisso assim que foram convocados. “Hoje, vocês fizeram um juramento, honrem a farda que vocês usam, pois essa farda credencia vocês a serem representantes do Estado onde quer que vocês estejam. Daqui para frente vocês vão ter um papel fundamental de proteger a nossa sociedade e ajudar todo o nosso sistema de segurança a combater a criminalidade e dar uma tranquilidade para o nosso povo”, destacou.

Wilson Lima ressaltou ainda que além do recurso repassado à PMAM, ele também garante compromisso com as famílias que estiveram presentes e, principalmente, com os policiais que se enquadrarem dentro das normas de disciplina e de conduta da Polícia Militar, e que servirão em seus respectivos municípios. “Isso é um respeito social, nós vivemos momentos difíceis na pandemia da Covid-19 e, agora, é hora de ter sensibilidade”, afirmou.

“É hora de olhar para o ser humano, é hora de entender que apesar do juramento que cada um fez, vocês também são seres humanos e que precisam de atenção do Estado e precisam, principalmente, do respeito do governo do Amazonas e isso é o que vocês vão encontrar. Quero continuar contando com cada um de vocês”, reafirmou Wilson Lima em discurso.

Reforço do interior

De acordo com o comandante-geral da PM, Ayrton Norte, o aumento desse efetivo é importante para reforçar as unidades policiais do interior do Estado. “Este ato reflete o comprometimento do governador Wilson Lima com a Polícia Militar do Amazonas. Estamos aumentando a capacidade operativa da Polícia Militar em todos os municípios do Estado, levando mais segurança para os cidadãos do interior”, ressaltou o comandante da PMAM.

Formatura de novos policiais militares no Amazonas (Diego Peres/Secom)

Formação

Os dez meses de curso foram administrados pelo Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFap), junto com o Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (IESP), o qual iniciou no dia 23 de novembro de 2020 e foi concluído no dia 25 de outubro de 2021. Durante esse período, os alunos ajudaram no enfrentamento da Covid-19 no Estado, com logística, transportando cilindros, equipamentos e materiais destinados ao combate do vírus no Amazonas.