Governador do AM inaugura Escola de Trânsito para conscientizar condutores

Inauguração do espaço físico ocorreu nesta terça-feira, 30. (Alex Pazuello/Secom)

30 de janeiro de 2024

14:01

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Formar condutores conscientes e dar oportunidade a quem deseja se profissionalizar. Esse é o objetivo da Escola Pública de Trânsito (Eptran), que teve espaço físico inaugurado pelo governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil) nesta terça-feira, 30, nas dependências do Shopping Via Norte, no bairro Monte das Oliveiras, Zona Norte de Manaus.

A escola, coordenada pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), tem 1.250 mil metros quadrados e comporta salas de aula, biblioteca, auditório, banheiros e um espaço comum. A estimativa é que 600 pessoas passem pelo local, nos três turnos: manhã, tarde e noite.

Leia também: No AM, órgãos de trânsito ‘protegem’ infratores extremistas em protestos antidemocráticos
Governador do Amazonas, Wilson Lima, e o vice-governador, Tadeu de Souza conhece espaços da Eptran. (30.jan.24 – Alex Pazuello/Secom)

A escola terá cursos, ações e projetos educativos e de formação já ofertados pelo Detran-AM, incluindo capacitação, especialização e atualização de servidores, de profissionais envolvidos no sistema de trânsito e do condutor infrator. O governador Wilson Lima destacou a importância do espaço para promover a cidadania de crianças e adolescentes, assim como adultos.

Esse espaço está a disposição, seja para formação de um condutor que está tirando a primeira habilitação, seja para uma atividade para as crianças que estão nas séries iniciais, para condutores do transporte escolar, mototáxi, a graduação, que a gente pensa em colocar no futuro, e uma pós graduação. Isso daqui é um espaço que está aberto para que a gente desenvolva essas atividades na área educacional, todos voltados à questão do trânsito“, explicou.

Um dos espaços na Escola Pública de Contas. (30.jan.24 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Ainda segundo o governador do Estado, 53% das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Amazonas são ocupadas por pessoas envolvidas em acidentes de trânsito, e a maioria de motocicletas. Por isso, ações e cursos voltados para a conscientização são de extrema importância.

A gente está entregando hoje mais uma estrutura importante aqui pro trânsito, com dois objetivos: educar para reduzir o número de acidentes e óbitos no trânsito, e o segundo para geração de emprego e renda para dar oportunidade para as pessoas, sobretudo aquelas de baixa renda“, disse.

Leia também: Detran-RR obriga uso de câmeras em uniformes de agentes de trânsito
Simulador de trânsito. (30.jan.24 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Iniciativas

A Escola Pública de Trânsito terá parcerias com universidades públicas e privadas, além da Secretaria de Educação e Desporto Escolar (Seduc). Condutores do interior do Estado também poderão realizar cursos por meio de videoaulas.

A gente une a um só tempo a finalidade de trabalhar essas pessoas, conscientizá-las para um melhor aproveitamento e condução do trânsito, e profissionalizá-los também, então a escola pública tem essa dupla função: não apenas formar profissionais, mas transformá-los em condutores melhores no dia e dia e preparar as novas gerações“, pontuou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá.

Diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá. (30.jan.24 – Alex Pazuello/Secom)

As programações dos cursos e respectivas inscrições podem ser conferidas na Secretaria da Escola Pública de Trânsito (Eptran) ou no site detran.am.gov.br.

Sala de aula na Escola Pública de Trânsito (Eptran). (30.jan.24 – Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Leia mais: Detran-AM beneficia mais de 16 mil pessoas em programa social no interior
Editado por Jefferson Ramos