Lancha encalha em rio no AM e precisa ser empurrada por passageiros

Embarcação ficou encalhada durante viagem de Parintins a Manaus, no Amazonas. (Reprodução via @barcosamazonas, no Instagram)

21 de outubro de 2023

15:10

Marcela Leiros – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – Um vídeo que circula nas redes sociais neste sábado, 21, mostra uma embarcação de médio porte, identificada como “Expresso João Pedro II”, encalhada em um trecho na saída do Ramos com o Rio Amazonas. A cena poderia até ser “comum” nesses tempos de seca na região amazônica, se não fossem os passageiros da lancha a empurrá-la em uma tentativa de desencalhá-la.

A embarcação fazia o trajeto saindo de Parintins, a 369 quilômetros de Manaus, em direção à capital amazonense. Segundo passageiras que registraram a cena, havia marcações no canal que sinalizavam barrancos de areia. No entanto, as sinalizações não foram respeitadas pelo comandante.

Estava cheio de varetinha ali avisando que tava seco, marcando, o cara subiu. O cara veio por cima da areia“, disse uma pessoa.

Nas imagens é possível ver que os homens movimentam a embarcação com muita dificuldade na tentativa de afastá-la do banco de areia. Enquanto alguns passageiros ajudavam a desencalhá-la, outros entraram em uma lancha para seguir viagem.

Veja o vídeo:

Reprodução via @barcosamazonas, no Instagram
Seca histórica

O Amazonas enfrenta a pior seca em anos. O Rio Negro, principal referência para a medição da cota dos rios no Estado, atingiu 13,19 metros nessa sexta-feira, 20. Esse é o menor nível em 121 anos, sendo que na segunda-feira, 16, o Rio Negro já havia atingido o menor nível no período, ao registrar 13,59 metros.

Conforme o boletim divulgado pelo comitê intersetorial nessa sexta-feira, 29, 59 municípios permanecem em situação de emergência devido à estiagem, um município segue em situação de alerta e apenas dois em normalidade. Em todo o Amazonas, são 590 mil pessoas afetadas pelo fenômeno natural, o equivalente a 146 mil famílias.

Leia mais sobre a seca:

Imagens da Nasa mostram impacto da seca na bacia do Rio Negro, no Amazonas
Estiagem: desabastecimento é iminente, alertam empresários do AM
Manaus bate recorde de consumo de energia em meio à estiagem histórica
Prefeitura do interior do AM ignora isolamento da seca e gasta R$ 1,25 mi em shows nacionais
Morte dos botos em lago no AM está relacionada a mudanças climáticas, El Niño e seca extrema