Lula nomeia aliado de Sergio Moro para Superintendência da PF no Amazonas

Umberto Ramos Rodrigues é delegado federal (Divulgação)

10 de janeiro de 2023

18:01

Gabriel Abreu – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Polícia Federal (PF) anunciou a troca de superintendente da instituição no Amazonas. O delegado federal Umberto Ramos assumirá o cargo. A mudança foi comunicada ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, por meio de ofício enviado pelo novo diretor-geral do órgão, Andrei Rodrigues, que tomou posse nesta terça-feira, 10.

O delegado federal Umberto Ramos foi chefe de gabinete da PF na gestão do ex-ministro Sergio Moro durante a passagem pelo Governo Bolsonaro. Na época, ele ocupava o cargo de chefe de gabinete da PF na gestão de Maurício Valeixo, número um da Polícia Federal.

Valeixo foi o pivô da saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça. O ex-juiz da Lava Jato acusou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) de interferência na PF. Durante a crise entre Moro e Bolsonaro, Umberto deixou o cargo para assumir a Academia Nacional de Polícia.

Notícia veiculada pelo site UOL em 24 de setembro de 2020 (Reprodução)

O delegado federal Umberto Ramos é irmão do deputado federal Marcelo Ramos (PSD-AM) e assume o cargo substituindo Eduardo Fontes, que comandava a PF do Amazonas desde maio do ano passado. Umberto deixa o cargo de delegado regional executivo da Superintendência de Polícia Federal de Goiás.

Ramos possui graduação em Direito pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam) no ano 2000. Mestre em Segurança Pública, Cidadania e Direitos Humanos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Foi secretário executivo de Segurança Pública no Amazonas. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, e atuação profissional na área de Gestão Pública e Tráfico Ilícito de Entorpecentes.

Veja o currículo:

anp_dgp_pfBaixar

Nas redes sociais, o deputado federal Marcelo Ramos publicou uma postagem em que destaca que o irmão é um “delegado federal exemplar” e possui uma “carreira irretocável”.

“Orgulho do meu irmão, Umberto Ramos. Delegado federal exemplar, com uma carreira irretocável. Foi superintende da PF, em Goiás, diretor nacional de Inteligência e diretor da Academia da PF. Agora, será o novo superintendente da PF no nosso Amazonas”, destacou o parlamentar nas redes.