Médico pioneiro em transplantes no DF é uma das vítimas do acidente aéreo em Barcelos

O cirurgião-geral Roland Montenegro Costa, vítima de acidente em Barcelos (Reprodução)

17 de setembro de 2023

13:09

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS (AM) – O cirurgião-geral Roland Montenegro Costa, 70, era um dos passageiros do avião que caiu em Barcelos, no Amazonas, nesse sábado, 16. Médico de carreira, Roland era considerado um dos pioneiros dos transplantes de aparelho digestivo em Brasília (DF). O médico tinha histórico de visita à região e era apaixonado por pesca esportiva.

O médico, de 70 anos, morreu no acidente aéreo, em Barcelos, no Amazonas, nesse sábado, 16. O avião em que ele estava caiu. Além dele, outras 13 pessoas também morreram. Eles faziam parte de um grupo de pescadores esportivos.

Nascido em Viana, no Maranhão, o médico era pai de quatro filhos e colecionava homenagens pelo seu trabalho na Medicina. Alguns deles foram o “Diploma de Mérito Policial Civil Presidente Juscelino Kubitschek”, recebido em 2003; o título de “Cidadão Honorário de Brasília”, em 2006; e de “Melhores da Medicina do Brasil”, em 2007.

Laia mais: Governo do AM mobiliza equipes para resgatar corpos de vítimas do acidente aéreo em Barcelos
O cirurgião-geral Roland Montenegro Costa, vítima de acidente em Barcelos, no Amazonas (Reprodução)

Relembre o caso

O acidente aconteceu durante o pouso de uma aeronave, modelo Bandeirantes, no aeroporto de Barcelos nesse sábado, 16. No momento da queda, uma forte chuva atingia o município. Entre as vítimas estão 12 passageiros, turistas brasileiros de outros Estados, que estavam indo ao município para a prática de pesca esportiva, além dos dois tripulantes da aeronave.

Leia mais: Avião bandeirante cai em Barcelos (AM); prefeito fala em 14 passageiros

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus mobilizaram equipes para auxiliar no translado dos corpos para a capital Manaus. Ainda não é possível determinar as causas do acidente, e as investigações ficarão a cargo do SERIPA VII e da Polícia Civil do Amazonas.