Médicos de Bolsonaro alteram rota e levam ex-presidente a São Paulo

Ex-presidente está internado em Manaus (AM) desde o sábado, 4 (Reprodução/Redes sociais)

06 de maio de 2024

16:05

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – Jair Bolsonaro (PL) será transferido para São Paulo e não mais para Brasília, informou a equipe médica que acompanha o ex-presidente no Hospital Santa Júlia, Zona Centro-Sul de Manaus (AM). Ele está internado no local desde a noite de sábado, 4, para tratar de erisipela, uma doença infecciosa na pele. A previsão é que a transferência seja realizada à tarde.

O transporte será feito por meio de UTI aérea. A mudança ocorreu após o ex-presidente da República sentir desconforto intestinal nas últimas horas, sem sinais de obstrução, de acordo com a equipe médica que o acompanha. O ex-mandatário também apresenta infecção na pele.

Registro de Bolsonaro no Hospital Santa Júlia, em Manaus, com a perna infeccionada pela erisipela, foi divulgado por Eduardo Bolsonaro (Composição: Wesley Santos/Cenarium – Foto Reprodução)

A equipe médica contatou o cirurgião de Bolsonaro, Antonio Macedo, o mesmo que realizou todas as cirurgias intestinais do ex-mandatário após a facada durante a campanha eleitoral de 2018, e foi decidido que o paciente deve ser levado a São Paulo para “melhora clínica“. Ainda segundo a equipe médica, o ex-presidente segue com boa evolução.

Internação

O Hospital Santa Júlia informou que Jair Bolsonaro deu entrada na unidade no sábado, com quadro de desidratação e infecção na perna esquerda, sendo diagnosticado com erisipela. Ele passou por procedimentos e tomou medicamentos para tratar a doença. Recebeu alta no mesmo dia para cumprir agenda em Manaus, mas, na mesma noite, foi readmitido para receber medicação com antibióticos.

Com o acompanhamento médico, Bolsonaro apresentou melhora. “Observou-se evolução satisfatória e com boa resposta aos antibióticos administrados para a erisipela no membro inferior esquerdo. Não há sinais de infecção em membros superiores“, disse a equipe médica.

Comunicado do Hospital Santa Júlia (Reprodução/Instagram)
Transferência

A informação de que Jair Bolsonaro (PL) seria transferido para Brasília (DF) partiu de Eduardo Bolsonaro, um dos filhos do ex-presidente. “Meu pai passa bem, já reage bem aos antibiótico e hoje deve ser transferido para Brasília“, afirmou na rede social X. A mudança na rota foi anunciada horas depois.

Inicialmente, a previsão era de que ele deixasse a cidade ainda nesse domingo, 5. De acordo com o deputado Alberto Neto, o médico que trata de Bolsonaro na unidade de saúde chegou a desaconselhar o ex-presidente a fazer novas viagens.

Alberto Neto e Jair Bolsonaro: lançamento de pré-candidatura à Prefeitura de Manaus teve arquibancadas esvaziadas (Luiz André Nascimento/Revista Cenarium)
Editado por Marcela Leiros
Revisado por Gustavo Gilona