Meningite: entenda mais sobre a doença que levou à morte do filho de 4 anos do cantor David Assayag

Téo, de apenas 4 anos, estava internado com quadro de meningite (Reprodução/Redes Sociais)

01 de maio de 2023

15:05

Ívina Garcia – Da Revista Cenarium

MANAUS – O filho do levantador de toadas David Assayag, Téo Salomão Assayag, de 4 anos, faleceu na noite do dia 29 de abril, em um hospital de São Paulo, após complicações causadas por um quadro de meningite, doença causada por inflamação das meninges A criança estava internada desde a tarde de sábado, acompanhada da mãe, a médica Ana Barbosa.

Conforme divulgado pela assessoria do levantador de toadas, Téo teve piora no quadro ao longo do dia e acabou sofrendo oito paradas cardíacas. O cantor cancelou a agenda de shows e a família não divulgou informações sobre o translado do corpo e o local do velório.

Téo, de apenas 4 anos, estava internado com quadro de meningite (Reprodução/Redes Sociais)

As meninges são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e os sintomas da doença costumam confundidos com gripe. Os principais sintomas são: febre, dor de cabeça e rigidez de nuca. Há ainda quem sinta náuseas, ânsia de vômito, falta de apetite, irritabilidade, sonolência ou dificuldade para acordar do sono, letargia e sensibilidade à luz.

Segundo o governo federal, por meio do Ministério da Saúde (MS), a meningite é considerada uma doença endêmica. Casos da doença são esperados ao longo de todo o ano, com a ocorrência de surtos e epidemias ocasionais.

A meningite pode se apresentar nas formas: mais grave, sendo a bacteriana, transmitida de pessoa para pessoa por meio do contato com secreções, seja um espirro, tosse ou fluidos corporais, mais comuns em períodos chuvosos. E a meningite viral ou causada por fungos, mais comuns em períodos de calor, transmitidas pelo toque em partes sensíveis, como boca e nariz, e também por meio da inalação dos esporos (pequenos pedaços de fungos) que entram nos pulmões e podem chegar até as meninges. Há ainda a transmissão por parasitas, que ocorre quando uma pessoa ingere carne animal infectada pelo vírus.

Téo Salomão Assayag faleceu na noite do dia 29 de abril, em um hospital de São Paulo. (Reprodução/ Redes Sociais)

Prevenção

O contato é uma das formas mais fáceis da transmissão de meningite, por isso, também é uma das formas mais fáceis de prevenção. Conforme o Ministério da Saúde, além de evitar o toque, há ainda outros cuidados gerais que podem ajudar na prevenção, como manter as mãos limpas e cobrir o rosto com o braço em casos de tosse e espirros.

Atualmente, não existem vacinas para todos os tipos de meningite, porém, é possível evitar a contaminação ou o agravo dela com vacinas disponíveis a partir dos primeiros anos de vida, como a vacina BCG, Pentavalente, Pneumocócica 10 Valente e Meningocócica C. Para crianças mais velhas, a vacinação só acontece em casos de surto da doença.

Tipos de vacina para prevenção da meningite (Reprodução/Governo do Ceará)

Todas as medidas de proteção são importantes, tendo em vista que a meningite é um problema sério, que pode levar à morte e precisam ser identificados o mais rápido possível, para que os profissionais de saúde revertam o quadro.