‘Mesmo com discriminação, vamos avançar’, diz Socorro Duarte, candidata negra à Câmara de Manaus

Ativista da educação e entusiasta de um plano de cargos e salários que contemple toda a cadeia produtiva da rede pública educacional, Socorro Duarte é candidata a vereadora, em Manaus (Reprodução/REVISTA CENARIUM)

11 de novembro de 2020

18:11

MANAUS – Mulher, negra, mãe, esposa e trabalhadora. Assim se define Socorro Duarte, presidente do Diretório Municipal do Democratas (DEM) e candidata a vereadora. Em entrevista à CENARIUM nesta quarta-feira, 11, professora promete lutar por uma educação de qualidade e falou de propostas de campanha. Acompanhe:

REVISTA CENARIUM – Professora Socorro Duarte, é sua primeira campanha, correto?

Socorro Duarte – Sim, na verdade sou fruto da vontade de um grupo que acredita que podemos mais pela educação em Manaus.

REVISTA CENARIUM – Então isso significa que a educação é sua principal bandeira de luta?

Socorro Duarte – Sim. Estou nessa luta há muito tempo nessa caminhada pela eduação. Passei pelo chão da sala de aula, por diretoria de escola, até a coordenação de dezenas de unidades escolares na Zona Leste de Manaus, aliás, é na ZL que está a minha vida profissional.

REVISTA CENARIUM – Educação é um universo complexo, cite uma bandeira de luta.

Socorro Duarte – Lutarei por mais vagas nas creches porque acredito que quanto mais cedo nossas crianças adentrarem no ambiente escolar, melhores seres humanos teremos em sociedade.

REVISTA CENARIUM – Mas, não temos poucas creches em Manaus?

Socorro Duarte – Sim. Ao todo temos 18 creches quando o ideal seriam 200.

REVISTA CENARIUM – E como se pode resolver em curto prazo?

Socorro Duarte – Não podemos. O ideal é que façamos convênios com creches que já existem para receber essa demanda reprimida. Cito como exemplo, estruturas como as do SESI e as pequenas creches privadas que existem nos bairros periféricos de Manaus.

REVISTA CENARIUM – Outra bandeira?

Socorro Duarte – Sim. Vou lutar pelo aperfeiçoamento do plano de cargo e salários. Porque veja bem, não se trata de um plano somente para os professores e sim para todos os profissionais da educação. Nele estão contemplados os professores, gestores, pedagogos, secretários escolares, administrativos e terceirizados.

REVISTA CENARIUM – Mulher negra com discurso libertário. No Brasil atual isso parece provocação, não?

Socorro Duarte – Sim! Mas, nós mulheres somos capazes. Hoje somos chefes de família. E mesmo com a discriminação, vamos avançar!