Ministro da Justiça confirma reforço da Força Nacional no combate a queimadas no AM

Brasília (DF) - Ministro, Flávio Dino, fala a senadores sobre diretrizes para o direito digital na Comissão de Comunicação e Direito Digital. (13.set.23 - Lula Marques/ Agência Brasil)

13 de outubro de 2023

14:10

Yana Lima – Da Agência Amazônia

MANAUS – Em uma postagem no X (antigo Twitter), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), anunciou, nessa quinta-feira, 12, que mais efetivos da Força Nacional serão mobilizados para auxiliar no combate aos incêndios na região. A confirmação veio do ministro da Justiça, Flávio Dino, que também se manifestou sobre o tema na rede social.

Acabei de conversar com o ministro da Justiça, Flávio Dino, que está coordenando a mobilização de efetivos da Força Nacional para reforçar os esforços de combate aos incêndios no Amazonas“, declarou o governador Wilson Lima.

Flávio Dino confirmou o reforço: “Acabei de falar com o governador do Amazonas, Wilson Lima. Atendendo à orientação do presidente Lula e à solicitação do governador e da bancada federal do Amazonas, vamos mobilizar mais efetivos da Força Nacional para reforçar nossas equipes que já estão combatendo incêndios florestais na região“, disse.

De 12 de julho até 10 de outubro, um total de 2.121 incêndios já foram combatidos pelos quase 600 agentes atuando no estado, incluindo bombeiros, brigadistas e agentes da Força Nacional. Nessa quinta-feira, 12, mais funcionários estaduais foram enviados para auxiliar no combate em Autazes (a 112 quilômetros da capital), uma área de grande foco de queimadas no Estado.

Com isso, são quase 120 homens da estrutura estadual trabalhando para conter as práticas de crimes ambientais. “Os nossos profissionais estão na linha de frente desse combate diuturnamente, e ontem enviamos mais 64 funcionários, 16 viaturas e duas aeronaves para intensificar o trabalho de combate aos focos de incêndio na região de Autazes e ao longo da BR-319“, acrescentou o governador.

Aplicativo da Nasa confirma grande quantidade de focos em Autazes e Careiro (Imagem: FIRMS/Nasa)
Repercussão

A publicação de Flávio Dino gerou repercussão dentro e fora do Amazonas. Os comentários variaram desde críticas ao momento da mobilização, alegando que é tarde demais, até pedidos de envio de equipamentos e até mesmo uma intervenção federal. Entre os comentários, o deputado federal Amon Mandel (Cidadania) reforçou a crítica constante de que a ajuda é insuficiente.

Pedindo mais ajuda, equipamentos e até intervenção federal, Amom Mandel declarou: “Ministro, mesmo com a Força Nacional, as medidas ainda são insuficientes. Nessa madrugada, Manaus atingiu um recorde histórico de má qualidade do ar. Se a situação piorar, pode ser necessário evacuar algumas áreas da cidade. A situação é gravíssima“, cobrou.

Veja as manifestações:

https://twitter.com/mariabenigno/status/1712552365486911575?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1712552365486911575%7Ctwgr%5Ee8deed623be987c05850815888830ac0dbb926cc%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Frevistacenarium.com.br%2Fministro-da-justica-confirma-reforco-da-forca-nacional-no-combate-a-queimadas-no-am%2F
Ibama anuncia reforço de brigadistas

Segundo o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) no Amazonas, Joel Araújo, o governo federal anunciou o envio de 100 brigadistas para apoiar no combate aos incêndios na região metropolitana. Eles deverão chegar no domingo, 15.

A ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Marina Silva, dará uma entrevista coletiva nesta sexta-feira, 13, na qual deve anunciar novas medidas para o combate aos incêndios e queimadas.

Atuação do Ibama em Iranduba (Foto: Divulgação)

No Amazonas, o Ibama está mobilizando brigadistas e especialistas em incêndios florestais para enfrentar os incêndios na região. O esforço inclui a implantação de três brigadas do Ibama em diferentes áreas.

No total, são 134 brigadistas atuando. Além do Ibama, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) também contribui com a presença de 4 brigadas, totalizando 57 brigadistas. Portanto, somando os contingentes do IBAMA e do ICMBio, há um total de 191 brigadistas mobilizados para combater os incêndios florestais no Amazonas.

Leia mais:


Governador do Amazonas anuncia envio de tropas para combater queimadas no interior do Estado
Fumaça obriga uso de máscaras pela população em Manaus
Especialistas em incêndios florestais chegam ao Amazonas para combater queimadas
Estiagem gera desabastecimento, inflação e desemprego na Amazônia, avaliam especialistas
Editado por Marcela Leiros