MT vai doar R$ 50 milhões para auxiliar Governo do Rio Grande do Sul

Sobrevoo das áreas afetadas pelas chuvas em Canoas (05.mai.2024 - Ricardo Stuckert / PR)

07 de maio de 2024

14:05

Davi Vittorazzi — Da Agência Cenarium

CUIABÁ (MT) — O Governo de Mato Grosso, entidades do setor produtivo e deputados se reuniram nessa segunda-feira, 6, e aprovaram a doação de R$ 50 milhões para auxiliar o Governo do Rio Grande do Sul na reconstrução das cidades atingidas pelos temporais e enchentes. A proposta ainda precisa ser aprovada em sessão na Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALE-MT).

Os recursos serão proveniente do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). Deputados estaduais e representantes do setor produtivo se reuniram na tarde dessa segunda e se mostraram favorável à proposta do governo estadual.

Nosso objetivo é simplesmente dar uma colaboração, e, graças a Deus, o Estado de Mato Grosso pode ajudar esse povo tão importante, que faz parte do nosso presente, fez parte da nossa história e faz parte do nosso futuro. Então, é um gesto de respeito, de carinho e espero que outras instituições também possam colaborar“, afirmou o governador Mauro Mendes (União Brasil) na reunião.

Reunião ocorreu com governo estadual, Legislativo e empresários (Christiano Antonucci/Secom-MT)

Segundo o deputado Eduardo Botelho (União), presidente da Assembleia Legislativa, a votação para a autorização do repasse em caráter de urgência deverá ser finalizada até quarta-feira, 8, com placar positivo.

O governo estadual também enviou na sexta-feira, 3, e no sábado, 4, equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) e do Corpo de Bombeiros Militar para auxiliar nas operações de busca e resgate no Rio Grande do Sul.

Tragédia afetou milhares de famílias no Rio Grande do Sul (Reprodução/Instagram @marcelocaumosrs)
Tragédia climática

O Estado registrou, até a madrugada desta terça-feira, 7, 90 mortes em decorrência das fortes chuvas que atingiram a região ao longo da última semana. Esse número pode aumentar ainda mais nos próximos dias, pois há um total de 132 desaparecidos, além de 361 feridos. Também há quatro óbitos em investigação.

Ao todo, 1,3 milhões de pessoas foram afetadas pela tragédia da região. De acordo com a Defesa Civil, há 48.147 desabrigados, instalados em alojamentos cedidos pelo poder público, e 155.741 desalojados.

Do total de 497 municípios do Estado gaúcho, 388 foram afetados pelas fortes chuvas da região. As aulas foram suspensas nas 2.338 escolas da rede estadual e mais de 273 mil alunos foram impactados. Um total de 386 escolas tiveram suas estruturas danificadas pela chuva. Até o momento, 790 escolas foram afetadas, 388 danificadas e 52 escolas servem de abrigo.

A tragédia se compara ao furacão Katrina, que destruiu a região metropolitana de Nova Orleans, na Louisiana (EUA), em 2005. O furacão atingiu outros quatro Estados norte-americanos e causou mais de mil mortes.

Revisado por Gustavo Gilona