No AM, indígenas desaparecem após canoa naufragar em São Gabriel da Cachoeira

Quatro indígenas estão desaparecidos após canoa com 13 indígenas naufragar na noite dessa terça-feira, 28, próximo a São Gabriel da Cachoeira. (Divulgação)

01 de março de 2023

14:03

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Uma canoa com 13 indígenas naufragou na noite dessa terça-feira, 28, próximo às comunidades ribeirinhas no município de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus. Quatro pessoas seguem desaparecidas, sendo um idoso, dois adolescentes e uma criança de 2 anos.

Conforme a Prefeitura de São Gabriel da Cachoeira, o grupo estava a caminho da comunidade Rupira, quando o motor rabeta apresentou problemas e parou de funcionar próximo à ilha de Andana. Os indígenas então continuaram descendo a corredeira até as imediações da comunidade Yamado, quando o acidente aconteceu.

Nove indígenas foram resgatados pela equipe de Endemias do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) Alto Rio Negro e receberam os primeiros socorros no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Secretaria Municipal De Assistência Social (Semas), em seguida, foram encaminhados à Casa De Saúde Indígena (Casai).

Conforme a Prefeitura Municipal de São Gabriel da Cachoeira, as buscas pelos desaparecidos continua sendo realizada pela Guarda Municipal e brigadistas voluntários, já que não existe Corpo de Bombeiros no município.

Veja vídeo: