No AM, União Brasil filia pré-candidatos à Câmara Federal; partido tentará duas vagas

O evento de filiação e lançamento da pré-candidatura aconteceu em um hotel na zona Centro-Sul de Manaus (Malu Dacio/CENARIUM)

29 de março de 2022

21:03

Malu Dacio – Da Revista Cenarium

MANAUS – O partido União Brasil filiou seis pré-candidatos, na noite desta terça-feira, 29, na tentativa de ocupar mais cadeiras na Câmara Federal. O objetivo da chapa é ser a maior bancada na Casa Legislativa, no Brasil, e tentará duas vagas. No total, o partido terá nove candidaturas no Amazonas para a Câmara Federal.

Emília Ferraz, Leda Maria, Aná Campos (bancada Coletiva), Saullo Vianna, coronel Bonates e Fausto Junior são os pré-candidatos anunciados pelo partido. O evento de filiação e lançamento da pré-candidatura aconteceu em um hotel na Zona Centro-Sul de Manaus e contou com a presença do governador do Estado do Amazonas, Wilson Lima, que se filiou ao partido no último sábado.

Wilson elogiou a representatividade das mulheres nas filiações. “Não estamos trazendo mulheres para compor chapa. Teremos representatividade. A partir de agora, com o surgimento do União, nós iniciamos uma nova história. Com união no Estado do Amazonas”, defendeu.

Wilson afirmou que já cumpriu 87% das promessas de campanha que realizou. “Mesmo tendo enfrentado pandemia e maior enchente de todos os tempos. E nesse ano de 2022, chegaremos até o final do ano com 100% dos compromissos realizados. Ninguém no Estado do Amazonas conseguiu isso”, prometeu.

Outros dois pré-candidatos são o delegado Pablo e o presidente estadual do partido, Pauderney Avelino, já filiados ao União Brasil. Pauderney disse à REVISTA CENARIUM que das oito cadeiras concorridas no Estado, o União Brasil tentará ocupar ao menos duas.

“Vamos tentar, ao menos, duas cadeiras no Congresso. Nós não temos campanha, ainda, planejada porque nós estamos ainda no processo de filiações partidárias. Encerrando-se esse processo, no dia 2 de abril, nós iremos começar o planejamento das campanhas não só de deputados federais, como também do governo do Estado e deputados estaduais”, disse Avelino.

Também pré-candidato, coronel Bonates, ex-secretário de segurança pública do Estado, informou que desde o ano passado está trabalhando e buscando o apoio dos amigos para o projeto. “Temos certeza que em 2023 estaremos no Congresso Nacional lutando pelo povo do nosso Estado, lutando pela Zona Franca, por novas fontes de trabalho para o nosso povo”, defendeu.

Representação feminina

Dos seis filiados ao partido, hoje, três são mulheres. Emília Ferraz, Leda Maria e Aná Campos com uma candidatura coletiva. Emília vai deixar o cargo de delegada-geral para focar na campanha. Ela afirmou que é movida a desafios, recebeu o convite e contou dos seus planos.

“Como mulher corajosa, quero realmente que as mulheres ocupem mais e mais espaços, espaços na gestão, espaços até no setor privado. Não poderia ser diferente na política. Hoje, nós não temos uma única representante, em Brasília, pelo Amazonas”, disse.

Nazaré Árcris e Ana Célia da Bancada Coletiva; Leda Maia e Emília Ferraz (Maria Luiza Dacio)

Bancada coletiva

Na Bancada Coletiva que será encabeçada por Aná Campos, as recém-filiadas Ana Célia Santos, Iolene Oliveira, Nazaré Árcris e Maira Evangelistas vão concorrer à candidatura em coletivo. “Quero agradecer aos meus amigos conselheiros tutelares. Nós fazemos a diferença dentro da nossa sociedade, no nosso município e no Estado do Amazonas”, defendeu.

Membras da Bancada Coletiva do União Brasil (Maria Luiza Dacio)

Em Brasília

Eleitos para deputados estaduais em 2018, os então deputados Saullo Vianna e Fausto Júnior agora tentarão vagas nas cadeiras federais. Os deputados adotaram o discurso de renovação política e disseram que a prioridade é a reeleição do atual governador Wilson Lima.

União Brasil

Nascido da fusão de dois partidos – DEM e PSL –, o União Brasil é um somatório de forças em busca da pacificação, do entendimento e do diálogo construtivo. No momento da fusão aprovada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o partido reuniu a maior bancada na Câmara Federal com 81 parlamentares. Os números de novos filiados ao União Brasil serão contabilizados e divulgados pelo partido.

O União Brasil nasceu como um dos maiores partidos do País e, nas eleições gerais em outubro de 2022, contará com o maior tempo de TV e rádio durante a propaganda eleitoral. No Amazonas, a sigla deve reunir o maior arco de alianças para o próximo pleito. Além de Wilson Lima, o ato foi comandado pelo presidente estadual da legenda, Pauderney Avelino, e o vice-presidente nacional da legenda, Antônio Rueda.