Nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas do Amazonas toma posse e apresenta projetos

Vice-presidente Paula Litaiff e presidente Wilson Reis, respectivamente (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

01 de fevereiro de 2024

16:02

Adrisa De Góes – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A nova Diretoria Executiva do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Amazonas (Sinjor-AM) tomou posse nesta quarta-feira, 31. A solenidade, realizada no Salão Solimões, anexo do antigo Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, contou com a presença da presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro.

O evento também teve a participação de representantes de entidades como o Governo do Amazonas, Prefeitura de Manaus e de cursos de jornalismo de instituições de ensino que atuam em Manaus. A nova diretoria pretende implementar uma comissão para apurar denúncias de assédio moral e também cuidar da saúde mental dos jornalistas através de projetos desenvolvidos no âmbito do sindicato.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas, Wilson Reis, registrou que a nova diretoria também vai assumir o combate às notícias falsas que fomentam desinformação. Segundo ele, esse enfretamento é do sindicato, mas de cada profissional.

“A desinformação, infelizmente, permanece no ambiente da internet e das redes sociais. Esse vai ser um combate que o Sindicato e Federação dos Jornalistas não larga na medida que precisa haver esse enfretamento diário”, pontuou.

A vice-presidente do SJPAM, jornalista Paula Litaiff, registrou que a principal missão da diretoria executiva vai ser a união da classe e a ressignificação do trabalho jornalístico com ênfase em melhores condições ao profissional que atua na área.

“Vamos criar uma ouvidoria que possa colaborar com informações, por exemplo, sobre assédio moral contra jornalistas. Nesse órgão interno, um advogado ou advogada vai estar atendendo os profissionais para além das causas trabalhistas. Outra prioridade é a criação de um departamento de saúde mental dos jornalistas”, anunciou.

Vice-presidente Paula Litaiff (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)
Direitos

A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, destacou durante a posse, que a entidade lançou uma campanha salarial unificada que vai contar com apoio do sindicatos nos Estados.

“Essa campanha tem um mote que é valorizar o jornalismo profissional, defender a nossa profissão através da reconqusita de alguns direitos que foram tirados ao longo do tempo por conta da reforma trabalhista”, destacou.

Presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro

Na avaliação do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Amazonas (OAB-AM) Jean Cleuter, o jornalismo tem garantido na Constituição a liberdade de imprensa, isto é, a imprensa não pode, em hipótese alguma sofrer censura prévia, mas ele alerta que a mesma Constituição prevê deveres aos jornalistas.

“Se a liberdade de expressão é livre, também a responsabilização do profissional é. Essa ponderação tenho certeza que vou ter a frente do sindicato que vai continuar levando notícia para nossa população. Os jornalistas são essenciais para o desenvolvimento da região”, pontuou o presidente da OAB.

Diretoria

Os novos dirigentes vão estar à frente da instituição no triênio de 2024 a 2026, sob o comando do presidente reeleito, Wilson Reis. Também integram a diretoria: Maria Paula Litaiff Gonçalves (vice-presidente); Jonas Santos de Souza (secretário-geral); Natasha de Araújo Souza Vilaça (secretária executiva); André Nogueira Moreira (tesoureiro) e David Carlos de Almeida (vice-tesoureiro).

Outros seis profissionais da imprensa compõem a suplência da nova gestão do SJPAM são Suzy Leide Souza de Figueiredo; Ana Luíza do Rosário Pastana; Sebastião Saulo Borges dos Santos; Francisco de Jesus Batista Cabral; Hudson da Silva Lima e Carlos Alexandre Rodrigues Ferreira.

Leia mais: Sindicato dos Jornalistas do AM elege nova direção para triênio 2024-2026