OAB-AM cobra providências contra vereador acusado de agredir ex-esposa

O vereador e presidente da Câmara Municipal da Tabatinga, Paulo César Pereira Bardales (Composição de Weslley Santos/Revista Cenarium)

25 de março de 2024

15:03

Marcela Leiros – Da Agência Cenarium

MANAUS (AM) – A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM), Subseção Alto Solimões, repudiou, nesta segunda-feira, 25, a violência sofrida pela advogada Sayara Souza Bemerguy no município de Tabatinga, a 1.108 quilômetros de Manaus, que denunciou o ex-esposo, o vereador e presidente da Câmara Municipal da cidade, Paulo César Pereira Bardales, por agressão.

A nota foi assinada pela presidente da OAB-AM em exercício, Aldenize Magalhães Aufiero, a presidente da Subseção da OAB-AM Alto Solimões, Natália France Neves Carvalho, e a presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-AM, Marlene de Souza Parisotto.

No documento, a instituição destacou que violência doméstica é uma violação dos direitos humanos e “uma negação da dignidade e igualdade de todas as pessoas“, cobrando, ainda, que os crimes sejam investigados e julgados com o rigor necessário (Leia a nota na íntegra no fim da matéria).

“Instamos as autoridades competentes a investigarem este caso com toda a urgência e rigor necessários, garantindo que em caso de constatado que houve a referida agressão, o agressor seja responsabilizado veementemente por seus atos”, consta na nota.

Publicação da OAB-AM em rede social (Reprodução/Instagram)

Por fim, a nota reafirma o compromisso da OAB-AM em combater a violência de gênero e “em promover um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres e todas as vítimas de violência”.

Entenda o caso

Conforme mostrou a AGÊNCIA CENARIUM, Paulo César Pereira Bardales foi proibido pela Justiça no município de se aproximar da ex-esposa, Sayara Souza Bemerguy, além de familiares dela. A decisão foi tomada pelo juiz Rômulo Garcia Silva na quinta-feira, 21, após a vítima solicitar medida protetiva. O caso foi registrado na delegacia do município na última quarta-feira, 20. 

Sayara é filha do prefeito de Tabatinga, Saul Nuvens Bemerguy, e em depoimento disse que começou a sofrer violência psicológica há mais de um ano, cerca de um mês após o rompimento político entre o marido e o pai dela.

Imagens das lesões no corpo de Sayara Souza Bemerguy (Reprodução)

A vítima relatou que travou luta corporal com Bardales no último dia 19, que a agrediu deixando marcas por todo o corpo, além de ter jogado objetos pessoais nela. O vereador, segundo a vítima, apareceu na residência da ex-esposa acompanhado de funcionários da Câmara. Segundo Sayara, ele queria saber quem relatou que ele tinha uma relação extraconjugal. Foi quando a vítima se recusou a responder.

“A vítima foi tentar tomar um copo de água e o autor a encurralou; que o [ autor] pegou uma tábua de cortar carne e passou a bater no balcão e a quebrar as coisas da cozinha; que a vítima foi proteger seus bens e tentou fazer com que o autor cessasse os danos, momento em que entraram em luta corporal e o autor a agrediu, deixando marcas na região do tórax e membros superiores; que o autor arremessou contra ela objetos da cozinha, como ‘air fryer’, tábua de cortar carne, pratos, entre outros, dos quis não se recorda”, diz trecho do depoimento de Sayara. 

Objetos teriam sido utilizados por Bardales para ameaçar e agredir a ex-esposa (Reprodução)

Os funcionários que acompanhavam o presidente da Câmara não ajudaram a vítima mesmo diante dos pedidos de ajuda dela.  Bardales teria levado o celular dos filhos contendo as gravações que Sayara fez no momento das agressões. 

 Vereador se defende

Em vídeo publicado nas redes sociais, Bardales disse estar separado da mulher desde novembro do ano passado. Após o término da união, iniciou um novo relacionamento, o que despertou insatisfação na ex-esposa, de acordo com o vereador.

Na publicação, o parlamentar cita, também, o trecho bíblico Lucas 12:2, dizendo que “a verdade nunca falha” e que está “envergonhado e triste”. Em vídeo, Bardales admite ter agredido Sayara e tentou justificar que o motivo foi ciúmes e disse que ela se machucou lhe agredindo.

Leia a nota na íntegra da OAB-AM na íntegra:

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Amazonas (OAB-AM) Subseção Alto Solimões foi informada sobre o lamentável episódio de violência física, psicológica e patrimonial sofrida por nossa colega de profissão, Drª Sayara Souza Bemerguy.

Neste momento difícil, expressamos nossa mais profunda solidariedade à vítima e repudiamos veementemente qualquer forma de violência, especialmente aquela direcionada às mulheres.

É inadmissível que ainda vivamos em uma sociedade onde tais atrocidades ocorram. A violência doméstica é uma violação dos direitos humanos e uma negação da dignidade e igualdade de todas as pessoas.

Instamos as autoridades competentes a investigarem este caso com toda a urgência e rigor necessários, garantindo que em caso de constatado que houve a referida agressão que seja o agressor responsabilizado veementemente por seus atos.

Reafirmamos nosso compromisso em combater a violência de gênero e em promover um ambiente seguro e respeitoso para todas as mulheres e todas as vítimas de violência, apoiando-as em sua busca por justiça e proteção.

ALDENIZE MAGALHÃES AUFIERO
Presidente da OAB-AM em exercício.

NATÁLIA FRANCE NEVES CARVALHO
Presidente da Subseção da OAB-AM Alto Solimões.

MARLENE DE SOUZA PARISOTTO
Presidente da Comissão Permanente da Mulher Advogada da OAB-AM.

Leia mais: Casos de violência contra mulher marcam início de 2024 no Amazonas
Editado por Adrisa De Góes
Revisado por Gustavo Gilona