Pará é o primeiro Estado a cumprir decisão de retirada dos manifestantes: ‘Não vamos admitir atos terroristas’

O Pará é o primeiro Estado do Brasil a cumprir a decisão do Ministro do STF Alexandre de Moraes. (Reprodução)

09 de janeiro de 2023

14:01

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – Forças de Segurança do Estado do Pará, cumpriram na manhã desta segunda-feira, 9, a decisão do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ministro Alexandre de Moraes, que pedia a imediata desobstrução dos quartéis e vias por manifestantes golpistas.

Os manifestantes estavam acampados em Belém, em frente ao 2º Batalhão de Infantaria e Selva, Batalhão Pedro Teixeira, Guardião da Amazônia Oriental, localizado na Avenida Almirante Barroso. Cinco pessoas foram presas e levadas para a sede da Polícia Federal.

Forças de Segurança do Pará atuam em retirada de manifestantes (Reprodução)

Agora pela manhã, uma reunião com todos os órgãos de segurança será realizada para este fim. Determinei a Semob, Guarda Municipal, organização pública e demais órgãos, que tomem todas as medidas para que a decisão seja cumprida“, comunicou o prefeito da capital, Edmilson Rodrigues (PSOL), antes do início dos trabalhos.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também reforçou que não aceitaria que atitudes como as que foram registradas em Brasília se repetissem no Estado. “O Pará é o 1º estado do país a cumprir a decisão do ministro Alexandre de Morais. O acampamento localizado em frente ao Quartel do Exército, em Belém, já foi desmontado. Aqui no Pará, não vamos admitir atos terroristas e ações como as que aconteceram em Brasília“, escreveu.

Vídeos compartilhados nas redes sociais mostram que houve certa resistência dos manifestantes, que chegaram a proferir xingamentos e tentarem impedir a ação. Veja abaixo: