Pesquisa mostra Lula com 67% à frente de Bolsonaro no Maranhão; demais Estados da Amazônia Legal se dividem

Lula (à esquerda) e Bolsonaro (Arte: Mateus Moura)

22 de setembro de 2022

12:09

Ívina Garcia – Da Agência Amazônia

MANAUS – O candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva aparece à frente na pesquisa eleitoral do Ipec para o Estado do Maranhão. Com 67% dos votos válidos na pesquisa estimulada, o ex-presidente aparece com grande distância do candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que tem 19% das intenções de votos.

Na terceira colocação, Ciro Gomes (PDT) aparece com 4% das intenções de votos no Maranhão; Brancos e nulos somam 2% e 4% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa foi divulgada na terça-feira, 20, e entrevistou 800 pessoas entre 17 e 19 de setembro. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão sob o protocolo Nº MA-04923/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-08556/2022.

Lula (à esquerda) e Bolsonaro (Arte: Mateus Moura)

A disputa para o cargo de presidente da República tem se segmentado nos nove Estados que compõem a Amazônia Legal. Apenas no Estado do Amapá, Lula e Bolsonaro empatam na porcentagem de votos válidos, com 39% para cada. Em quatro, Lula aparece à frente da disputa, e em outros quatro, Jair Messias Bolsonaro (PL) é quem lidera.

Leia também: Ipec: no Amapá, Lula e Bolsonaro desempatam e petista vai para o topo em pesquisa eleitoral

Arte: Mateus Moura

Lula lidera

Dos quatro Estados que o ex-presidente aparece à frente nas pesquisas, Amazonas, Pará, Maranhão e Tocantins, três deles fazem parte da Amazônia Oriental. O Maranhão tem a maior porcentagem para o ex-presidente, com 67% da intenção de votos, contra 19% de Bolsonaro.

O Pará tem 44% de Lula contra 35% do Bolsonaro. Em Tocantins, Lula tem 43% dos votos, enquanto Bolsonaro tem 39%. No Amazonas, Lula também tem 43% das intenções de voto, enquanto Bolsonaro aparece com 30%. Ciro Gomes aparece com menos de 10% das intenções de voto nos quatro Estados.

Bolsonaro lidera

Já nos Estados em que o atual presidente lidera, a maioria está localizada na Amazônia ocidental. Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso mostram o candidato à frente da disputa. 

O Acre, menor Estado da Amazônia, tem Bolsonaro à frente da disputa eleitoral com 53% das intenções de voto, segundo pesquisa Ipec de agosto. Lula aparece logo atrás com 30% dos votos válidos. Em terceiro, o candidato Ciro Gomes aparece com 8%; Brancos e nulos somam 3% e 4% não souberam ou não quiseram responder.

Arte: Mateus Moura

Em Roraima, o presidente tem a maior porcentagem da Amazônia Legal, com 62% das intenções de voto. Esse também é o único Estado da região em que Lula aparece abaixo dos 20%. Em Rondônia, Jair possui 58% das intenções de voto, contra 26% de Lula. No Mato Grosso, Bolsonaro tem 49% dos votos na pesquisa e Lula 31%. Ciro Gomes aparece em terceiro colocado em todos os estados, mas também não apresenta porcentagem maior que 8%.